11 MAR 2024
Secretaria de Educação apresenta novos projetos para as escolas municipais
Na última quinta-feira (07/03), a Secretária de Educação, Professora Susana Mello, e a Equipe do Setor Pedagógico reuniram-se com os Diretores das escolas municipais, durante à tarde, para tratar alguns assuntos pertinentes ao andamento do ano letivo, mas, principalmente, para apresentar alguns projetos que poderão ser desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino neste ano.

Inicialmente, foram apresentadas algumas ações que as equipes diretivas devem enviar à Prefeitura Municipal através de relatório, no final de cada semestre, que fazem parte do Projeto Educação Fiscal, o qual é desenvolvido nas escolas há bastante tempo, mas que necessita de um relatório mais detalhado a partir deste ano. Essas informações foram entregues e explicadas, na reunião, pela Raquel Dalla Nora, responsável pelo Setor de ICMS da Prefeitura.

Durante o encontro, a Secretária informou aos diretores sobre a adesão ao Programa Educando para a Vida, que será desenvolvido com as turmas de Pré-escola I e II. Este Programa, criado pela Impare e pelo Instituto SLC, apresenta uma proposta pedagógica inovadora que fomenta a consolidação e o desenvolvimento de competências socioemocionais, nos espaços escolares, por meio das linguagens artísticas como via da formação integral de crianças. Os professores terão acesso a uma plataforma que dispõe de cursos de formação continuada, planejamentos de aula e atividades pedagógicas.

Em um dos momentos da reunião, também estavam presentes as Analistas do Sebrae Carla e Ananda para apresentar aos diretores o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que poderá ser desenvolvido do 1º ao 9º ano nas escolas de ensino fundamental. Esse projeto tem como objetivo principal promover a educação e a cultura empreendedora, por meio de práticas de aprendizagem baseadas na BNCC, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes essenciais para a gestão da própria vida e de negócios. Tem como base os quatro pilares da educação propostos pela Unesco: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a ser e aprender a conviver. As escolas que fizerem a adesão receberão uma apostila para cada aluno e para o professor regente com atividades que fazem parte do projeto e que auxiliarão no desenvolvimento dessas habilidades.

Todos esses projetos apresentados aos diretores visam aprimorar o ensino nas escolas municipais, possibilitando novas aprendizagens aos educandos. Além disso, são recursos didáticos que vem a somar para a prática docente. São projetos oferecidos por essas instituições que buscam uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação sem nenhum custo para o município.
Autor: Daiana Machado