O Potencial Turístico de Júlio de Castilhos, apresenta elementos expressivos ainda não explorados, cenários para a formação de Trilhas, Usinas Hidrelétricas e Rios Soturno e Toropi.
Turismo rural nas antigas fazendas.
Turismo Religioso como as “Águas de Santo Antônio” nos anos 1927 à 1930 tornou o Município conhecido nacionalmente, inclusive recebendo a visita do Presidente Getúlio Vargas, as quais hoje estão sendo resgatadas.
O aspecto arquitetônico registra-se:
– a Casa onde nasceu Júlio Prates de Castilhos na Fazenda da Reserva,
– o Monumento a Convenção da Reserva com uma placa em bronze com a transcrição da Ata da Convenção de 1889.
– a antiga casa de Carlos Prates de Castilhos irmão de Júlio Prates de Castilhos (no centro da Cidade);
– a Praça João Alvarenga (Praça Central), calçada em mosaico português.
Temos o Museu Vila Rica com mais de 2.000 peças.
A Fonte Pública de 1911, importante projeto social da época o qual reverenciou o serviço que era realizado pelas antigas lavadeiras.
O Centro Cultural Álvaro Pinto, importante espaço a serviço da Comunidade.
A 35 quilômetros da sede do município de Júlio de Castilhos tem o Jardim das Esculturas o qual pode ser visitado um forte ponto ponto turístico.
O moinho de grãos Vó Pierina junto a Comunidade de São João dos Mellos;
O Centro de Comercialização e Lazer, um espaço democrático no centro da cidade, prestando um enorme benefício todo à todas as áreas de atividades diversas desde Município.
Caminhodromo, é uma obra humanizadora, construída na Avenida Getúlio Vargas, com o objetivo de oferecer bem estar e segurança à população usuária, servindo como via de pedestre e para a prática de caminhadas.