29 FEV 2024
EDUCAÇÃO
Secretaria Municipal de Educação continuará desenvolvendo o Projeto Trilhas da Aprendizagem nas Escolas Municipais
Ontem pela manhã (28/02), a Secretaria Municipal de Educação realizou um encontro com os supervisores dos anos iniciais e os professores que desenvolverão, neste ano, o projeto Trilhas da Aprendizagem nas escolas municipais.

Inicialmente, a Secretária de Educação, Susana Mello, deu as boas-vindas e falou sobre a importância de dar continuidade nesse projeto tão importante para o desenvolvimento dos alunos na alfabetização e no raciocínio lógico, reafirmando o compromisso da SMED com as escolas e disponibilizando recursos humanos e material didático para que seja dado continuidade a esse trabalho, que vem mostrando resultados desde a sua implantação, para que todos os alunos tenham acesso ao conhecimento e a garantia da sua aprendizagem.

Na sequência, a Coordenadora Pedagógica da SMED, Claudia Requia, acolheu o grupo com uma mensagem, realizou uma dinâmica e apresentou o Projeto que, neste ano, contempla a ficha de desempenho individual, onde cada professor irá registrar os resultados de cada aluno na parte da linguagem, do raciocínio lógico e da fluência de leitura, que são realizados a partir de testagens durante o ano letivo. A coordenadora pedagógica ressaltou a importância do uso de jogos e materiais pedagógicos lúdicos para o desenvolvimento do trabalho, tornando o ensino dinâmico, criativo e interessante para os educandos. Além disso, os professores terão um grupo onde poderão compartilhar atividades e ideias de suas aulas, enriquecendo conjuntamente o ensino e, consequentemente, a prática docente.

O Projeto Trilhas da Aprendizagem é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, que iniciou em 2021, com o intuito de promover a alfabetização e o ensino do raciocínio lógico para todos os alunos do 2º ao 5º ano das escolas municipais que precisam desse apoio pedagógico. O projeto é embasado na teoria da psicogênese da língua escrita de Emília Ferreira e Ana Teberosky e na Base Nacional Comum Curricular. Os alunos são atendidos em pequenos grupos, organizados por nível de conhecimento e os encontros ocorrem duas vezes na semana, os quais são organizados por professores específicos para o projeto. Para participar, todos os alunos passam por uma testagem inicial e, a partir dos resultados, é possível observar aqueles que necessitam desse atendimento complementar ao ensino.
Autor: Daiana Machado