25 ABR 2024
EDUCAÇÃO
Nova Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (FICAI 4.0) e Rede de Apoio à Escola em destaque na última reunião da SMED
Na última quarta-feira, dia 24 de abril, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) promoveu uma reunião de extrema importância para a comunidade educacional do município.

Sob a condução da Secretária Municipal de Educação, Susana Márcia Dutra Mello, e acompanhada pela Assistente Social da SMED, Joreni Zanon, o encontro contou com a participação da psicóloga Franciele Duarte, da SMED, diretores das escolas municipais, membros do setor pedagógico e representantes de instituições como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Saúde.

Um dos principais temas abordados foi a apresentação da nova versão da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente, a FICAI 4.0. Reconhecendo a educação como um direito fundamental garantido por lei, é essencial agir de forma preventiva e eficaz para assegurar a permanência das crianças e adolescentes nas escolas. A nova FICAI 4.0 representa um avanço nesse sentido, oferecendo ferramentas aprimoradas para identificar e abordar casos de infrequência escolar.

Outro ponto de destaque na reunião foi a discussão para implantação da Rede de Apoio à Escola (RAE) no município. A RAE visa fortalecer o trabalho em rede, promovendo a colaboração entre diferentes instituições e profissionais em prol de soluções coletivas para os desafios que impactam diretamente o processo de ensino-aprendizagem e a socialização dos educandos. Através da integração e cooperação, a RAE busca mitigar a evasão escolar e outros problemas que afetam a comunidade escolar.

Diante da relevância dos temas discutidos, ficou acordado que em breve será realizada uma nova reunião para aprofundar essas questões e traçar estratégias ainda mais eficazes para garantir uma educação de qualidade e inclusiva para todos os nossos alunos.