28 FEV 2024
EDUCAÇÃO
Secretaria Municipal de Educação recebe o Material Didático Complementar do Programa Alfabetiza Tchê
Ontem pela manhã (27/02), a Secretária de Educação, professora Susana Mello, e a articuladora municipal do Programa Alfabetiza Tchê, professora Claudia Mocelin Requia, participaram de uma reunião em Santa Maria, no Edutech, com o Coordenador Regional de Educação, professor José Luis Vieira Eggres, com as articuladoras regionais da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, com secretários(as) de educação e as articuladoras municipais para receber o Material Didático Complementar – MDC.

O material foi enviado pelo governo do Rio Grande do Sul que, através da Secretaria de Educação – SEDUC, desenvolve uma parceria com os municípios, desde o ano 2023, para a execução do Programa Alfabetiza Tchê. Este Programa Estadual está ligado à proposta do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma iniciativa do Ministério da Educação que, em regime de colaboração com os entes federativos, deseja garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do País. O objetivo central é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental.

A Secretaria Municipal de Educação fez a adesão ao Programa e já executa as orientações e atividades desde o ano passado com os alunos da Rede Municipal.
Na reunião de ontem, foram tratados assuntos referentes ao Programa Alfabetiza Tchê e entregue aos Secretários Municipais o kit com livros de atividades e de leitura, ou seja, o Material Didático Complementar – MDC, que auxiliará os professores e será ocupado pelos alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental. Este material foi elaborado com o objetivo de complementar a prática pedagógica do professor em sala de aula, tendo em vista que, além da preocupação com a alfabetização, a escola também precisa preparar o aluno para as avaliações externas, como o SAEB e a Avaliação de Fluência, por exemplo, a qual acontece em três momentos do ano.

A Secretaria Municipal de Educação fará a entrega do MDC, nos próximos dias, nas escolas municipais e estaduais de Júlio de Castilhos. Além disso, a articuladora do município já orientou os diretores da Rede Municipal sobre as ações do Programa que ocorrerão neste ano e realizou visitas às escolas estaduais. Muitas ações referentes ao Programa Alfabetiza Tchê serão realizadas, neste ano, inclusive cursos de formação para os docentes.
Autor: Daiana Machado