Ontem à tarde (26/06), os supervisores pedagógicos dos anos iniciais e os professores que desenvolvem o Projeto Trilhas da Aprendizagem nas escolas da Rede Municipal participaram de uma reunião na Secretaria de Educação.
O encontro foi iniciado com as boas-vindas da Secretária de Educação Susana Mello, que falou sobre a importância da realização do trabalho que o grupo vem realizando nas escolas, os avanços perceptíveis pós-pandemia, mas também a responsabilidade do quanto precisamos consolidar a alfabetização com os estudantes do 2º ano. Na sequência, a Coordenadora Pedagógica da SMED e Articuladora Municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Cláudia Mocelin, entregou uma mensagem de Pedro Calabrez e fez uma dinâmica com peças de quebra-cabeça, trazendo a reflexão de que todos são peças importantes no trabalho que realizam.
Durante a reunião foi apresentada uma tabela de comparativos do Projeto Trilhas da Aprendizagem desde 2021 até o ano atual; os dados da fluência leitora do Programa Alfabetiza Tchê, realizada com os alunos dos 2º anos das escolas municipais, mostrando a porcentagem de alunos pré-leitores e leitores iniciantes + fluentes. Também foi realizada com o grupo a leitura de um texto compilado do relatório da pesquisa Alfabetiza Brasil, publicado pelo INEP e passada algumas orientações sobre o desenvolvimento do Projeto Trilhas da Aprendizagem e sobre o trabalho dos supervisores com os professores regentes para que o processo de alfabetização aconteça até o final do segundo ano do ensino fundamental, melhorando também os níveis de leitura e fluência dos alunos da Rede Municipal.
No final do encontro, os professores puderam apresentar alguns jogos e materiais pedagógicos confeccionados por eles, utilizados durante este semestre com os alunos que participam do projeto nas escolas. Esse momento de troca possibilita o compartilhamento de ideias e aprimora a prática docente entre os pares.
Autor: Assessoria de Comunicação PMJC