Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal JC e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal JC
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social YouTube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAR
06
06 MAR 2024
EDUCAÇÃO
Estudantes da Escola Municipal Visconde de Mauá tiveram aula inaugural do Programa Escola em Tempo Integral
AVALIAR
enviar para um amigo
receba notícias

Na última segunda-feira (04/03), os estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Fundamental Visconde de Mauá foram recebidos, no turno da tarde, com uma aula inaugural organizada pela Secretaria Municipal de Educação e pela Equipe Diretiva e Professores da Escola.

A Secretária de Educação, Professora Susana Mello, fez a acolhida inicial, deu as boas-vindas a todos os alunos e falou sobre a importância da ampliação da jornada escolar e o quanto eles poderão aprender e evoluir com essa nova oportunidade de ensino na Rede Municipal. A Secretária também agradeceu à Equipe Diretiva e aos professores por aceitarem a participar dessa proposta pioneira no município e que tem como objetivo principal melhorar a qualidade da educação pública, elevando os resultados de aprendizagem e proporcionando o desenvolvimento integral dos estudantes.

Na sequência, a Coordenadora Pedagógica da SMED, Daiana Machado, apresentou a todos os presentes o que é o Programa Escola em Tempo Integral, quais os objetivos do Governo Federal com a implantação dessa proposta, quais as novas oportunidades que serão ofertadas aos educandos da EMF Visconde de Mauá, os componentes curriculares que eles terão, no turno da tarde, o cronograma de horários dos alunos na escola e as possibilidades de atividades que poderão ser oportunizadas pelos professores nas novas áreas do conhecimento.

Nessa aula inaugural, cada professor apresentou aos alunos um pouco do que eles irão aprender e trouxeram algumas ideias, através de slides e vídeos, do que eles estarão desenvolvendo em suas aulas na jornada de tempo integral.

Para concluir essa tarde cheia de novidades, os estudantes assistiram a um vídeo motivacional, incentivando-os a descobrirem novos caminhos através do ensino e receberam das mãos da Secretária de Educação e da Diretora da Escola, um kit com material escolar, adquirido através do recurso federal destinado ao Programa.

No ano passado, a SMED realizou a adesão ao Programa Federal Escola em Tempo Integral, onde prevê uma jornada de 7 horas diárias ou 35 horas semanais para os estudantes permanecerem na escola. De acordo com as orientações do Ministério da Educação, a SMED deve oferecer em torno de 49 novas matrículas em tempo integral em escola que se adeque aos requisitos do programa, ou seja, priorizar a escola que atende estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.

Portanto, a partir deste ano, todos os alunos dos anos finais da EMF Visconde de Mauá têm uma jornada integral com aulas no turno da manhã e da tarde. Além do currículo básico com aulas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências, por exemplo, cinco novos componentes curriculares já fazem parte da matriz curricular da escola, são eles: Dança, Esporte e Saúde Física, Empreendedorismo e Sustentabilidade, Saúde Mental e Projeto de Vida, Recomposição da Aprendizagem com o uso de Recursos Digitais. Os estudantes terão não só os estudos teóricos, mas também participarão de aulas práticas em que poderão ter novas experiências, vivências e ampliar o conhecimento em outras áreas.

Autor: Assessoria de Comunicação PMJC
Seta
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia