06 MAR 2024
EDUCAÇÃO
Estudantes da Escola Municipal Visconde de Mauá tiveram aula inaugural do Programa Escola em Tempo Integral

Na última segunda-feira (04/03), os estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Fundamental Visconde de Mauá foram recebidos, no turno da tarde, com uma aula inaugural organizada pela Secretaria Municipal de Educação e pela Equipe Diretiva e Professores da Escola.

A Secretária de Educação, Professora Susana Mello, fez a acolhida inicial, deu as boas-vindas a todos os alunos e falou sobre a importância da ampliação da jornada escolar e o quanto eles poderão aprender e evoluir com essa nova oportunidade de ensino na Rede Municipal. A Secretária também agradeceu à Equipe Diretiva e aos professores por aceitarem a participar dessa proposta pioneira no município e que tem como objetivo principal melhorar a qualidade da educação pública, elevando os resultados de aprendizagem e proporcionando o desenvolvimento integral dos estudantes.

Na sequência, a Coordenadora Pedagógica da SMED, Daiana Machado, apresentou a todos os presentes o que é o Programa Escola em Tempo Integral, quais os objetivos do Governo Federal com a implantação dessa proposta, quais as novas oportunidades que serão ofertadas aos educandos da EMF Visconde de Mauá, os componentes curriculares que eles terão, no turno da tarde, o cronograma de horários dos alunos na escola e as possibilidades de atividades que poderão ser oportunizadas pelos professores nas novas áreas do conhecimento.

Nessa aula inaugural, cada professor apresentou aos alunos um pouco do que eles irão aprender e trouxeram algumas ideias, através de slides e vídeos, do que eles estarão desenvolvendo em suas aulas na jornada de tempo integral.

Para concluir essa tarde cheia de novidades, os estudantes assistiram a um vídeo motivacional, incentivando-os a descobrirem novos caminhos através do ensino e receberam das mãos da Secretária de Educação e da Diretora da Escola, um kit com material escolar, adquirido através do recurso federal destinado ao Programa.

No ano passado, a SMED realizou a adesão ao Programa Federal Escola em Tempo Integral, onde prevê uma jornada de 7 horas diárias ou 35 horas semanais para os estudantes permanecerem na escola. De acordo com as orientações do Ministério da Educação, a SMED deve oferecer em torno de 49 novas matrículas em tempo integral em escola que se adeque aos requisitos do programa, ou seja, priorizar a escola que atende estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.

Portanto, a partir deste ano, todos os alunos dos anos finais da EMF Visconde de Mauá têm uma jornada integral com aulas no turno da manhã e da tarde. Além do currículo básico com aulas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências, por exemplo, cinco novos componentes curriculares já fazem parte da matriz curricular da escola, são eles: Dança, Esporte e Saúde Física, Empreendedorismo e Sustentabilidade, Saúde Mental e Projeto de Vida, Recomposição da Aprendizagem com o uso de Recursos Digitais. Os estudantes terão não só os estudos teóricos, mas também participarão de aulas práticas em que poderão ter novas experiências, vivências e ampliar o conhecimento em outras áreas.