01 AGO 2023
EDUCAÇÃO
Secretaria Municipal de Educação promove Dia de Formação para profissionais da Rede Municipal de Ensino
Na última segunda-feira, 31 de julho, aconteceu o Dia de Formação para os profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino. O evento, promovido pela Secretaria de Educação, reuniu educadores comprometidos com o aprimoramento constante de suas práticas pedagógicas.

Na parte da manhã, os participantes assistiram a palestra da Professora Doutora Helenise Sangoi Antunes - UFSM, que compartilhou conhecimentos sobre a "Educação numa perspectiva humanizadora". Suas palavras provocaram reflexões sobre a importância de um ensino que não apenas transmita conhecimentos, mas que também cultive valores humanos, promovendo o respeito, a empatia e a inclusão.

Já no turno da tarde, o evento abordou também uma temática de extrema relevância, o "Enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes: orientações para profissionais da rede de educação". A condução ficou a cargo da Psicóloga Mestra Daiana Schneider - 4° CRS, que proporcionou uma abordagem sensível e embasada para auxiliar os educadores na prevenção e identificação de determinadas situações.

Além disso, o evento foi enriquecido com emocionantes apresentações artísticas. O grupo Staff Arte em Dança, dirigido pela professora Ariella de Oliveira Padilha, que também leciona Arte na Rede Municipal de Ensino de Júlio de Castilhos, encantou o público com suas performances. Outra atração artística emocionante foi proporcionada pelas criadoras-intérpretes da Meraki Companhia de Dança, acompanhadas por uma talentosa bailarina, aluna da Escola Municipal Fundamental Casemiro de Abreu, sob a direção do professor João Henrique dos Santos Soares.

Encontros formativos como esses são momentos de aprendizado e crescimento, pois permitem que os profissionais da educação se atualizem e aprimorem suas habilidades para melhor atender aos desafios da sala de aula. A capacitação e a troca de experiências são essenciais para que se possa oferecer um ensino cada vez mais completo e inclusivo aos estudantes.