27 JUL 2023
EDUCAÇÃO
Equipe da Secretaria Municipal de Educação participa de capacitação promovida pela DPM - Educação de Porto Alegre

No dia 26 de julho, a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Bruna Nogueira Martins, e as manipuladoras de alimentos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Júlio Castilhos estiveram participando de uma Capacitação promovida pela DPM - Educação de Porto Alegre, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, com a Instrutora e Nutricionista Pós-graduada em Tecnologia de Alimentos e em Gerenciamento da Alimentação Escolar, Sandra dos Reis Pinho, atuante na área desde 1988, com vasta experiência no Setor de Nutrição da Secretaria de Educação de Porto Alegre.

O evento ocorreu durante todo o dia e foram abordados vários temas importantes, como:

• PNAE legislação pertinente: objetivos e diretrizes;
• Orientações aos manipuladores de alimentos: a importância, o papel do manipulador no contexto da alimentação escolar, trabalho em equipe, responsabilidades e valorização do profissional;
• Responsabilidade técnica e atribuições do Nutricionista;
• Cardápios;
• Eventos no ambiente escolar;
• Boas práticas na alimentação escolar - protocolos de higiene e segurança: higienização de equipamentos, móveis e utensílios, higienização de mamadeiras e utensílios de berçário, higienização dos alimentos;
• Recebimento, armazenamento e distribuição;
• Uso de uniforme;
• Doenças transmitidas por alimentos;
• Organização do refeitório.

Neste encontro, participaram também manipuladores de alimentos e nutricionistas de outras  Prefeituras da Região Central.

Autor: Daiana Machado