Na manhã da última sexta-feira, 04 de outubro, aconteceu a 14ª Abertura Oficial do Plantio do Soja no Estado do Rio Grande do Sul, uma realização da Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos, através da Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, Cotrijuc – Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos, Sindicato Rural e Associação Comercial Cultural e Industrial de Júlio de Castilhos - ACCIJUC.
Entre as principais autoridades presentes estiveram o governador do Estado, Eduardo Leite; o chefe da Casa Civil, Artur Lemos; o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação em Exercício, Márcio Madalena; o deputado federal Heitor José Schuch; o prefeito de Júlio de Castilhos, Bernardo Quatrin Dalla Corte; o presidente da Cotrijuc, Caio Vianna; o presidente da ACCIJUC, Júlio Batistella; o vice-presidente da Farsul, Hamilton Jardim; o presidente do Sindicato Rural e secretário municipal de Obras, Serviços Públicos e Trânsito de Júlio de Castilhos, Rodrigo de Siqueira Martins; o secretário de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente do município, José Fernando Soares; e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Júlio de Castilhos, Sadi Muller. Também participaram vereadores, prefeitos de municípios da região, representantes das mais de 40 empresas parceiras que integraram o "Dia de Negócios", a Feira da Reforma Agrária e Agricultura Familiar (FEPRAF), a Associação dos Artesãos, além de membros da comunidade local.
Júlio de Castilhos é destaque na produção da soja em termos de volume produzido, conforme dados confirmados pelo IBGE, com uma produção mínima estimada de 400,3 mil toneladas por ciclo produtivo. Considerado o segundo maior produtor de soja no estado. Desde 2011 o município de Júlio de Castilhos realiza o evento que marca o “início do plantio da cultura da Soja no Estado”. Esse evento tem como objetivo desenvolver, despertar, cultivar e fomentar as relações interpessoais, a cultura e a economia.
A cerimônia deste ano foi encerrada com o tradicional ato simbólico da abertura oficial do plantio da soja, reforçando a posição de Júlio de Castilhos como um dos líderes na produção do grão no Rio Grande do Sul, e destacando o compromisso do município com o desenvolvimento do setor agrícola no estado.