A Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos lançou nesta terça-feira, 09 de janeiro, os editais para aplicação da Lei Paulo Gustavo, programa federal de fomento à cultura, que investirá mais de 180 mil reais em projetos culturais do município, com foco no audiovisual, contemplando, também, artesanato, artes visuais, carnaval, dança, literatura, teatro, música, manifestações tradicionais e projetos livres.
Antes do lançamento oficial dos editais, houve uma audiência pública com os artistas e agentes culturais da região, proporcionando um espaço para discutir a implementação e elaboração do plano de ação para execução da Lei Paulo Gustavo. Vale destacar que a construção dos editais contou com a colaboração direta dos artistas e agentes culturais, promovendo assim a democratização do acesso aos recursos públicos.
A Lei Paulo Gustavo viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil e simboliza o processo de resistência da classe artística durante a pandemia de Covid-19, que limitou severamente as atividades do setor cultural. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença.
A execução da Lei Paulo Gustavo no município está dividida em dois editais: nº 01/2024 e nº 02/2024. As inscrições podem ser feitas de 09 de janeiro a 09 de fevereiro de 2024, de forma gratuita e exclusivamente presencial no Centro Cultural Álvaro Pinto, localizado na Rua Antônio Carbone, 200. Centro. Júlio de Castilhos/RS de segunda-feira à sexta-feira das 7h às 13h.
Para obter informações detalhadas sobre valores, prazos, requisitos de participação e características dos projetos, é possível consultar os editais disponíveis no site oficial da Prefeitura de Júlio de Castilhos.
Autor: Assessoria de Comunicação PMJC