31 MAI 2023
Maio vermelho: Secretaria de Saúde realiza ação sobre prevenção de câncer bucal

A Prefeitura de Júlio de Castilhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, destaca a campanha Maio Vermelho, que tem como objetivo prevenir e conscientizar sobre o câncer bucal. A campanha é alusiva ao dia 31 de maio, instituído pela Lei Estadual 12.535/06 como Dia de Luta Contra o Câncer Bucal.

O Câncer de Boca é um tipo de tumor maligno que acomete lábios, gengiva, bochechas, céu da boca, língua e assoalho da boca. Pode ser causado pelo fumo e pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, além da exposição ao sol sem proteção, que também pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de lábio.

Com o objetivo de reforçar a importância sobre o Maio Vermelho e os cuidados com a saúde bucal, além de conscientizar sobre prevenção e diagnóstico do Câncer de Boca, a Secretaria de Saúde realizou hoje, dia 31 de maio, na Praça João Alvarenga, avaliações na população castilhense, a fim de identificar possíveis alterações associadas ao câncer de boca. O exame clínico da boca é um procedimento simples de observação que não requer instrumentos especiais, podendo ser feito por médicos ou dentistas. É a partir deste exame que é possível visualizar lesões suspeitas e diagnosticar o câncer de boca logo no início. Se for tratado logo nas fases iniciais, pode ser curado.

Para mais informações consulte a unidade de saúde do seu bairro.