11 ABR 2023
Nota de Esclarecimento
A Prefeitura de Júlio de Castilhos realizou na tarde desta terça-feira (11), uma reunião para debater as questões acerca da segurança pública municipal.

Estiveram presentes representantes do Executivo, das Secretarias Municipais, Polícia Militar, Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, Centro de Apoio a Segurança Pública, da Superintendência dos Serviços Penitenciários, OAB/RS subseção Júlio de Castilhos, vereadores e, ainda, a direção, circulo de pais e mestres e comunidade escolar das escolas municipais, estaduais e da rede privada de ensino sediadas no município.

O objetivo do encontro foi esclarecer a repercussão sobre suspeitas de ameaças nas escolas. Na oportunidade, o Major Rogério Glanzel Alves, ressaltou que não há confirmação de veracidade ou embasamento que comprove os fatos das informações compartilhadas. Além disso, o Delegado Adriano Winkelmann de Rossi, reforçou que a disseminação de ameaças e fake news é crime e os autores serão responsabilizados.
A Administração Municipal pede a colaboração de todos para que evitem a propagação de postagens falsas. Logo que, as redes sociais também são utilizadas como o canal principal das fakes news e da manipulação da informação. Ressaltamos que nenhum ato ou ameaça que fere à integridade física dos alunos, funcionários e professores, foi registrado.

Durante o debate, realizado no Plenário do Legislativo, foram discutidas iniciativas conjuntas entre os diferentes órgãos para dar mais tranquilidade aos pais, alunos e professores. A proposta é formular uma comissão, juntamente com o Centro de Apoio a Segurança Pública, para criar um plano de ação efetivo, buscando melhorias estruturais, maior controle no acesso ao interior dos estabelecimentos de ensino e medidas de prevenção que possam ser adotadas.

A Administração Municipal salienta que segue atenta à situação e que estão sendo realizadas ações preventivas para manter a segurança e ordem no ambiente escolar. Recomenda-se que qualquer comportamento que pareça suspeito, seja comunicado de forma imediata ao canal para denúncias 190.