A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura+, desde agosto de 2021, está com ponto de coleta de vidros, gratuita, para o descarte correto desse material. Nesse período, já foram recolhidos 20 toneladas do material.
Os materiais recebidos no ponto de coleta, que fica na própria Secretaria, são destinados a uma empresa na cidade de Cruz Alta. A entrega no município vizinho representa um custo que foi economizado nesses 6 meses de campanha, além dos materiais terem um descarte correto, sem poluir o meio ambiente. Vitor Fruett é o responsável pela campanha que recebe restos de janelas e portas, até pratos, potes, garrafas, espelhos e semelhantes.
Segundo a Secretária Municipal de Agricultura+ Ana Paula Alf Lima Ferreira “As 20 toneladas não representam só 20 toneladas de vidros que estariam jogadas pelo meio ambiente, representam 20 toneladas de vidros que deixamos de pagar para serem descartadas em Santa Maria.” comentou.
Ana Paula reforça que a Secretaria está recebendo constantemente esses materiais e que a população castilhense pode levar os materiais até a Avenida Getúlio Vargas, n° 23. O trabalho vai gerar impactos positivos para o meio ambiente, além de economizar e viabilizar os processos de descarte de vidros.