A Secretaria Municipal de Agricultura+ informa que a Campanha de vacinação contra a Brucelose Bovina iniciará dia 04 de abril de 2022. Os produtores já podem realizar o cadastro para vacinar terneiras de 03 a 08 meses. Para tanto, entre em contato por telefone ((55) 3271-2021) ou vá até a sede da Secretaria (Avenida Getúlio Vargas, n° 23).
O intuito da vacinação é ativar o sistema imunológico dos animais, evitar doenças reprodutivas e perdas diretas devido abortos e natimortos. Algumas das consequências da não vacinação são o aumento do intervalo entre partos, a diminuição dos índices reprodutivos, a diminuição da produção de leite e a interrupção de linhagens genéticas.
É importante que, no dia da vacinação, os animais estejam contidos e em local de fácil acesso para os vacinadores. Não haverá retorno após a primeira passagem nas localidades. Para mais informações, ligue (55) 3271 2021.
Brucelose Bovina
A Brucelose Bovina é uma zoonose, causada pela Brucella abortus, que além de acometer os animais, pode hospedar-se em seres humanos através da exposição a animais infectados ou o consumo de alimentos derivados do animal contaminado. Caso infectado, manifestam-se sintomas como: febre, cefaleia, perda de peso, dores musculares e articulares, sintomas que se assemelham a uma gripe.
Cronograma
04 de abril: Assentamento Alvorada;
05 de abril: Assentamento Santa Júlia e São João do Barro Preto;
06 e 07 de abril: Assentamento Ramada;
08 de abril: Rincão dos Pinheiros e Rincão da Palma;
11 de abril: Rincão da Estrela;
12 de abril: Santo Antão, Itaroquem e Limeira;
13 de abril: Lagoão, Vila das Lídias e Rincão dos Fruett;
14 de abril: Rincão dos Silveiras e Portão;
18 de abril: Rincão e corredor dos Bastos e Val de Serra;
19 de abril: Passo dos buracos, Rincão do Ivaí e Cerrito;
20 de abril: Céu Azul e Japepó;
25 de abril: Três Mártires e Colônias Novas;
26 de abril: Santa Terezinha;
27 de abril: São João dos Mellos;
28 de abril: Sede.