A comunidade castilhense pode comemorar: a obra do Corpo de Bombeiros de Júlio de Castilhos terá reinício nos próximos dias. Será possível, pois no dia 25 de fevereiro, foi realizada nova licitação para a conclusão da unidade, que fica localizada na Av. Jorge Mascarenhas.
A empresa vencedora foi a VB Engenharia e o contrato administrativo foi assinado nessa terça-feira, 08 de março, no Gabinete do Prefeito, e agora a empresa apresentará ART de execução de responsável técnico da obra, vinculada à do projeto, e efetuará o respectivo Registro (Matrícula), junto ao INSS, no prazo de 05 (cinco) dias. O prazo de conclusão da obra é de, no máximo, 120 dias e o investimento será de R$217.238,00 (duzentos e dezessete mil duzentos e trinta e oito reais com seis centavos).
O primeiro contrato
Em 2020, teve início o processo para a instalação do Corpo de Bombeiros em Júlio de Castilhos. A Empresa Pinheirinho, vencedora da licitação, era a responsável pela execução da obra. Durante o andamento da obra, a empresa fez diversos pedidos de reajuste e diferenças de valores. Foi então prorrogado o prazo de conclusão até o dia 06 de outubro de 2021. No entanto, mais uma vez, a obra foi abandonada e o prazo não foi cumprido.
Como a empresa, novamente, não retornou a obra no prazo estabelecido, no dia 06 de outubro de 2021, o prazo expirou e, a partir deste momento, foi aberto processo administrativo especial para apurar a responsabilidade da mesma. Passou-se a próxima etapa, de novamente licitar o restante da obra.
Nova Licitação
No dia 25 de fevereiro de 2022, foi realizada nova licitação, vencida pela empresa VB Engenharia.
Bombeiros Militares
A criação do Corpo de Bombeiros passou por mudanças estruturais. Entre elas, a equipe de bombeiros que seria responsável por este serviço, em Júlio de Castilhos.
O primeiro projeto para este Corpo de Bombeiros seria para bombeiros voluntários, onde já estavam escalados dez nomes. No entanto, observou-se a necessidade de troca, pois como se tratavam de funcionários da prefeitura que não eram pessoas técnicas para a atuação como bombeiros.
Central Regional Militar em Júlio de Castilhos
O projeto prevê um Corpo de Bombeiros para uma cidade de até 50.000 habitantes. O Prefeito Bernardo, então, iniciou tratativas, para que a equipe do Corpo de Bombeiros do município seja composta por Bombeiros Militares, o que tornará o local uma Central Regional Militar, através de uma parceria com os municípios vizinhos, que também necessitam de Unidade de Bombeiros Militares, e também aliviaria o orçamento castilhense. Um pedido para a Central Regional Militar assinada entre os municípios de Quevedos, Tupanciretã, Ivorá, Pinhal Grande e Júlio de Castilhos, foi enviado ao Governo do Rio Grande do Sul.
Linha do Tempo:
31 de julho de 2020
Realizada a homologação da licitação da obra, na gestão de João Vestena(PSB);
03 de agosto de 2020
Assinatura do contrato para que o prédio começasse a ser construído se deu no dia;
13 de agosto de 2020
Equipe de Engenharia da Prefeitura Municipal, autorizou que a obra começasse, a qual seria executada pela Empresa Pinheirinho no prazo estabelecido de 150 dias;
01 de janeiro de 2021
Bernardo Quatrin Dalla Corte (PSDB), assume como Prefeito de Júlio de Castilhos;
9 de janeiro de 2021
Termina o prazo de 150 dias. Quando a equipe de engenharia realizou a averiguação da construção, apenas metade da obra estava concluída. A construtora, segundo a Prefeitura, pede uma série de aditivos de valores e prorrogação de prazos;
06 de outubro de 2021
Expirou o prazo contratual sem renovação;
25 de fevereiro de 2022
Foi realizada nova licitação, vencida pela empresa VB Engenharia
08 de março de 2022
Assinado contrato administrativo com previsão de conclusão para 120 dias após ordem de início da obra.
Proprietária VB Engenharia Valesca Centenaro e Prefeito Bernardo
Foto atualizada da obra
Engenheiro Jorge Gato, Proprietária da VB Engenharia Valesca Centenaro, Prefeito Bernardo, Procuradora Bruna Mario da Rosa