A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada no dia 30 de abril, atendendo a crianças com idade entre 6 meses até menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (mulheres que recém realizaram trabalho de parto), povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e outros públicos também devem se vacinar na etapa.
Ao mesmo tempo estará acontecendo a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que objetiva imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos e profissionais da saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, o público infantil, composto pelas crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos de idade, deve tomar uma dose dos dois imunizantes. Sendo que não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o Sarampo e a Influenza, portanto, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.
A alta no número de casos de Gripe e Sarampo vem crescendo e, consequentemente, causando alerta entre as autoridades de saúde. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu se antecipar ainda mais em relação às esferas Estaduais e Federais, que já vinham com planos de antecipação no cronograma de vacinação deste ano.
Confira quando cada etapa será realizada e quais públicos serão atendidos:
De 30/04 a 03/06
• Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
• Gestantes e puérperas;
• Povos indígenas;
• Professores;
• Pessoas com comorbidades;
• Pessoas com deficiência permanente;
• Profissionais das forças de segurança e de salvamento e profissionais das Forças Armadas;
• Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
• Trabalhadores portuários;
• Funcionários do sistema prisional;
• Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em cumprimento de medidas socioeducativas;
• População privada de liberdade.
Vacina trivalente:
A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.
Vacinação de crianças:
No caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos que já receberam pelo menos uma dose da vacina Influenza em anos anteriores, deve-se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra Gripe para 30 dias após a primeira dose.
O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única diferença entre o Sarampo e a Gripe é a aparição de manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas entre 3 e 5 dias. A única maneira de se evitar a infecção pelo sarampo é com a vacina.
Às mulheres, é importante se vacinar antes da gestação, pois a vacina é contraindicada durante o período gestacional.
O atendimento será feito em todas as unidades de saúde da cidade, das 8h às 14h, no sábado, 30/04.
As unidades de Val de Serra e Três Mártires iniciarão sua vacinação na segunda-feira 02/05, conforme o restante do país.