A Secretaria Municipal de Educação informa que, na segunda quinzena de maio, inicia o projeto Bombeiros na Escola. O objetivo do projeto é apresentar instruções básicas sobre primeiros socorros para alunos que estiverem matriculados do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A ideia é instruir os estudantes para que sejam capazes de identificar possíveis situações de perigo, como evitá-las e como proteger-se delas. Além dos procedimentos essenciais, os bombeiros também ensinarão sobre a importância do número 193 para os casos de emergência e as consequências graves de se passar trote, sobre métodos para evitar acidentes domésticos, sobre como diferenciar os diversos tipos de extintores de incêndio e sobre a importância de utilizar equipamentos de segurança tanto na hora do trabalho, quanto durante algumas atividades de lazer.
Os bombeiros militares estarão a cada mês em um das escolas da rede municipal de ensino, explicando conteúdos informativos e preparando os alunos para diversas circunstâncias como, por exemplo, pequenos cortes e traumas, queimaduras leves, choques elétricos e demais situações adversas que possam gerar perigo.
Por fim, a Secretaria Municipal de Educação afirma que o projeto Bombeiros na Escola é uma prévia de um projeto maior, o Bombeiros Mirins, que terá início no ano de 2023.