24 OUT 2023
Secretaria Municipal de Educação adere ao Programa Escola em Tempo Integral
Na tarde da última segunda-feira, 23, a Secretária de Educação, Susana Mello, e a Coordenadora Pedagógica, Daiana Machado, estiveram reunidas com a Equipe Diretiva da Escola M.F. Visconde de Mauá e com as famílias dos alunos que terão, no próximo ano letivo, matrículas em tempo integral. O encontro ocorreu para explicar às famílias sobre o Programa Federal Escola em Tempo Integral, por que será implantado na Escola M.F. Visconde de Mauá, quais seus objetivos e benefícios para os estudantes.

A Secretária Susana iniciou falando sobre a importância desse Programa para as escolas públicas, o quanto será significativo para os estudantes estarem mais tempo na escola para a sua formação integral, contemplando além da aprendizagem dos componentes curriculares, o acesso e desenvolvimento na área da ciência, das tecnologias, das artes, da cultura, do esporte e lazer.

A Coordenadora Daiana deu continuidade, explicando às famílias como serão organizadas as matrículas em tempo integral para o próximo ano letivo, o cronograma de horários e as atividades e áreas previstas para serem trabalhadas com os estudantes do 6° ao 9° ano, mostrando os objetivos e as habilidades que podem ser desenvolvidas com essa implantação.

A EMF Visconde de Mauá é a escola que mais se aproxima  dos requisitos exigidos pelo Programa, tendo em vista que se deve priorizar escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. É considerada matrícula em tempo integral aquela em que o estudante permanece na escola por tempo igual ou superior a sete horas diárias ou trinta e cinco horas semanais.

Os alunos matriculados em tempo integral irão receber almoço na escola e ter um horário de descanso no intervalo entre os turnos. A iniciativa contribuirá não apenas para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, mas também para o seu bem-estar emocional e físico, criando uma base sólida para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Confira como está prevista a oferta destas matrículas para 2024:
• Onde: EMF Visconde de Mauá
• Público-alvo: alunos do 6° ao 9° ano
• Atividades e áreas a serem desenvolvidas, além dos componentes curriculares:
Dança;
Esporte e Saúde Física;
Empreendedorismo e Sustentabilidade;
Saúde Mental e Projeto de Vida;
Recomposição da aprendizagem com o uso de recursos digitais.