Na última sexta-feira, dia 06 de outubro, ocorreu em Júlio de Castilhos a 13ª Abertura Oficial do Plantio da Soja no Estado do Rio Grande do Sul. Esse evento teve como objetivo desenvolver, despertar, cultivar e fomentar as relações interpessoais, a cultura e a economia da região.
Júlio de Castilhos é destaque na produção da soja em termos de volume produzido, conforme dados confirmados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, com uma produção mínima estimada de 400,3 mil toneladas por ciclo produtivo. Considerado o segundo maior produtor de soja no estado. Destacamos que a média castilhense está à frente do RS, a qual, segundo dados da Emater/RS, fechou em 55 sacas por hectares em 2021. Utilizamos estes dados devido a estiagem ocorrida nas últimas safras, com quebra próxima de 50% na região.
A 13ª edição da Abertura Oficial do Plantio da Soja do Estado do Rio Grande do Sul marcou mais um ano de desafios e investimentos no setor agrícola. Um dos destaques do evento foi o Dia de Negócios, que atraiu a participação de mais de 30 empresas da cidade e região, fortalecendo ainda mais a economia e destacando a importância deste dia não apenas como um marco simbólico, mas também como uma oportunidade concreta de impulsionar o desenvolvimento econômico do município.
A cerimônia oficial, que marcou o início do plantio da soja, aconteceu no Sindicato Rural de Júlio de Castilhos, localizado no Parque de Exposições Miguel Waihrich Filho e contou com a presença de autoridades, empresários, lideranças e produtores rurais.
Durante a tarde, os participantes tiveram a oportunidade de prestigiar duas palestras de destaque. A primeira, ministrada por Marco Antônio dos Santos, Agrometeorologista da Rural Clima, abordou o tema "Previsões climáticas para a safra 2023/24: Como será o clima no RS com a influência do El Niño". Foi uma análise precisa que auxiliou os agricultores a se prepararem para os desafios climáticos da próxima safra.
A segunda palestra, conduzida por Ruy Augusto da Silveira Neto, Economista do Sistema FARSUL, explorou o tema "Mercado de Soja: Análise 2023 e perspectivas 2024". Os participantes tiveram a oportunidade de entender melhor o panorama econômico do setor e se preparar para as oportunidades que se apresentarem no futuro.
Para encerrar essa jornada de conhecimento e networking, à noite, os presentes tiveram a oportunidade de prestigiar o Show com o Grupo Peghada.
A 13ª Abertura Oficial do Plantio da Soja do Estado do Rio Grande do Sul foi um evento marcante, repleto de aprendizado e integração, fortalecendo ainda mais a posição do município de Júlio de Castilhos, como um dos líderes na produção de soja no Rio Grande do Sul. A Prefeitura Municipal agradece a todos os participantes, palestrantes, empresas envolvidas e a comunidade de Júlio de Castilhos por fazerem deste evento um verdadeiro sucesso.