15 SET 2023
Amado Martins Portella é o homenageado dos Festejos Farroupilhas de 2023 em Júlio de Castilhos

Neste ano de 2023 a Semana Farroupilha em Júlio de Castilhos é dedicada ao Sr. Amado Martins Portella, de 92 anos de idade, cuja vida é uma história de devoção ao Rio Grande do Sul.

Nascido e criado na localidade do Portão, Amado Portella é um exemplo vivo do amor à tradição e cultura gaúcha. Desde criança demonstrou seu amor pela música e pela vida no campo. Aprendeu a tocar acordeon, instrumento que se tornaria sua marca registrada, e animou inúmeros bailes na região com sua habilidade musical. O tradicionalismo sempre correu nas veias de Amado Portella. Inicialmente, seu envolvimento com o movimento começou no CTG Júlio de Castilhos, participando de rodeios e cultivando o respeito pelas tradições do sul. Posteriormente, na cidade de Santiago, ele conquistou diversos troféus, mas, mais significativamente, formou amizades que duram até os dias de hoje.

Seu vínculo especial com o CTG Júlio de Castilhos é um capítulo destacado de sua história. Amado e seus amigos deixaram uma marca na entidade, contribuindo para seu crescimento e sucesso. Amado Portella, em particular, foi o visionário por trás da construção da emblemática Pista de Areia do CTG e também do pioneiro Saca-laço, que se tornou referência não apenas no Estado, mas também além das fronteiras do Rio Grande do Sul.

Amado Portella recorda com carinho todos os companheiros que o acompanharam nesta jornada de preservação das tradições gaúchas. Ele destaca o orgulho de vestir a camisa azul e o lenço branco, batendo no peito e proclamando com orgulho: "Sou CTG Júlio de Castilhos." Sua dedicação ao tradicionalismo é um testemunho inspirador do compromisso em manter viva a cultura e o espírito de ser gaúcho.

Neste ano, durante os Festejos Farroupilhas de 2023, a Prefeitura de Júlio de Castilhos tem a honra de reconhecer Amado Martins Portella como o homenageado especial. Seu legado inspira as futuras gerações de gaúchos, lembrando a todos nós a importância de preservar e celebrar as tradições que moldaram nossa história.

15/09/2023
Abertura da Semana Farroupilha 2023