Na manhã desta sexta-feira, 01 de setembro de 2023, no Palanque Oficial, aconteceu a abertura da Semana da Pátria 2023. Neste ano, estão sendo celebrados os seguintes temas:
Tema Nacional: Centenário do Falecimento de Rui Barbosa de Oliveira - “O Águia de Haia”.
Tema Estadual: Centenário da Revolução de 1923 - “Revolução Assisista”.
Tema Municipal: A educação castilhense atuando no cuidado e na proteção daqueles que são o futuro da nossa nação.
O Fogo Simbólico chegou em Júlio de Castilhos no dia 21 de agosto de 2023 e estava na Brigada Militar. Hoje foi conduzido até o Palanque Oficial por um representante da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, juntamente com a Brigada Militar e alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino do município. A aluna Cíntia Cristiane Ramos Vieira foi quem conduziu o archote do Fogo Simbólico. Cíntia tem participado de diversas competições esportivas e conquistado premiações significativas em todo o estado do Rio Grande do Sul.
O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937. No ano seguinte, foi realizada uma pequena corrida, num trecho de 26 km, entre as cidades de Viamão e de Porto Alegre, constituindo-se na 1ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. Desde então, todos os anos, por ocasião da Independência, realiza-se a cerimônia do fogo simbólico, prestando um culto à pátria, para manter viva a chama que alimenta os valores da nacionalidade.
Em homenagem ao tema municipal, foi feita uma apresentação artística, do grupo de dança da Escola Maria Rainha, Staff Arte em Dança, que apresentou a coreografia "Meu Silêncio", sob coordenação da Profa. Ariella Oliveira.
A Secretaria Municipal de Educação reforça o convite para que toda comunidade participe da Caminhada Cívica, que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 07 de setembro, no turno da manhã, às 08h30min, na Rua Barão do Rio Branco. Em caso de chuva, a caminhada será cancelada.
Autor: Assessoria de Comunicação PMJC