Na última segunda-feira, 21 de agosto, foi realizada na Praça João Alvarenga a cerimônia que marcou a chegada do Fogo Simbólico da Pátria ao município de Júlio de Castilhos.
Na ocasião, estiveram presentes o Prefeito Bernardo Quatrin Dalla Corte, Vice-prefeito Carlos Alberto Pedroso Rezende, Presidente da Câmara de Vereadores Lucas Dias, Deputado Federal Pedro Westphalen, Claudio Tione Scherer do Legendário Grupo de Cavalaria responsável pela condução da Centelha do Fogo da Pátria até o município, juntamente com Lisandro Berghan, além de secretários, representantes da Administração Municipal, vereadores, membros de entidades do município e comunidade em geral.
O fogo simbólico da Pátria surgiu em 1937, como ideia de um grupo de patriotas do Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do povo brasileiro. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem, desde então, todos os anos, por ocasião das comemorações da Independência, realiza-se a cerimônia do Fogo Simbólico, como ato de abertura da Semana da Pátria.
Neste ano a Liga da Defesa Nacional - Corrida do Fogo Simbólico da Pátria tem como tema regional o “Centenário da Revolução de 1923”. Para representar esse marco histórico, o evento contou com uma apresentação artística ministrada pela Professora Lia Mello e com a participação de integrantes da Invernada Artística e Cultural do CTG Porteira Aberta, juntamente com um membro da Entidade Nativista Taquarembó de Tupanciretã. O momento uniu tradição e cultura em uma celebração memorável para o município, enriquecendo ainda mais a cerimônia e ressaltando a importância da expressão artística como parte intrínseca da identidade regional.
A Semana da Pátria 2023 em Júlio de Castilhos tem como tema “A Educação Castilhense atuando no cuidado e na proteção daqueles que são o futuro da nossa nação" e pretende não apenas fortalecer o sentimento de patriotismo entre os cidadãos, mas também ressaltar a importância fundamental da educação como alicerce para um futuro promissor.