13 ABR 2023
Conclusão da 1ª Turma do Projeto Empreender Social de Júlio de Castilhos

No dia 12 de abril realizou-se a conclusão da 1ª Turma do Projeto Empreender Social, desenvolvido pela Prefeitura de Júlio de Castilhos, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação e executado pela empresa contratada Zinc Results Consultoria e Treinamento, em parceria com a Associação Comercial Cultural e Industrial de Júlio de Castilhos (ACCIJUC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos.

O Projeto Empreender Social surgiu com o propósito de suprir tanto a demanda de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social que são atendidas e acompanhadas pelos serviços da Secretaria de Assistência Social e Habitação do município, bem como aos empreendedores locais ligados ou não a entidades de classe. O objetivo do projeto é promover a autonomia desses indivíduos e suas famílias, estimulando o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades, incentivando o protagonismo, a busca por alternativas e a inserção na rede de proteção social.

O Programa foi executado em 5 etapas, sendo elas: Etapa I - Diagnóstico e estruturação do projeto; Etapa II - Sensibilização, engajamento e formatação dos negócios; Etapa III - Capacitação em Gestão, acompanhamento e assessoria; Etapa IV - Capacitação técnica, acompanhamento e assessoria; e Etapa V - Acompanhamento e avaliação. Suas atividades iniciaram em agosto de 2022 e foram mais de 480 horas distribuídas em planejamentos, capacitação e assessoria.

“[...] empreender é um comportamento, é uma forma de pensar, de fazer diferente, de olhar para o cenário que existe e criar possibilidades que, de alguma forma, vão trazer impacto positivo em qualquer área da sua vida.” - Liziane Burin Fruet, Instrutora do Projeto Empreender Social e Gestora da Zinc.

Os integrantes da turma tiveram como conteúdo programático módulos como: Formatação dos Negócios, Marketing Estratégico, Gestão Financeira, Planejamento Estratégico, Capacitação Técnica e Acompanhamento dos Negócios, contabilizando um total de 82 horas de treinamento e 120 horas em mentoria e assessoria individual.

A realização do projeto foi de grande sucesso e resultou em 23 negócios atuando fisicamente e digitalmente, os quais, durante o primeiro mês de curso, faturaram juntos em média 16 mil reais, e hoje já somam em conjunto um faturamento de aproximadamente 45 mil reais.
Conheça os empreendimentos participantes do Projeto:
Cor da Alma - Proprietária: Adriana Lemos Moroni;
Doces e Salgados da Marga - Proprietária: Ana Margarete da Silva Pereira Aguirre;
Assessoria Financeira - Proprietário: Breno Luiz Lagreca Dias da Costa;
Ateliê Ponto de Encanto - Proprietária: Carla Elizete dos Santos Pereira;
Padaria Lourenço - Proprietária: Catarina Miranda Lourenço; Auxiliar Administrativo: Mariano Lourenço dos Santos;
Artesanato da Deja - Proprietária: Dejanira C. Bastos;
Delícias da Dina - Proprietária: Dirlei Nunes Muller;
Bar da Esquina - Proprietária: Eliane Ávila de Amorim;
Pastelaria Miranda - Proprietária: Eliane Abraham Ferreira e Fermino Miranda Lourenço;
Unhas By Fernanda Martins - Proprietária: Fernanda Martins;
Fr Ateliê - Proprietária: Flávia C. da  Rocha;
Ateliê Costurando Ideias - Proprietária: Franciele Pomina Saralé Pereira;
Studio Jéssica B - Proprietária: Jéssica Bonfada de Oliveira;
Risoles da Jorgina - Proprietária: Jorgina Silva Rosa;
Confeitaria Júlia - Proprietária: Julia Graciela dos Santos;
Feito pra Você Costura - Proprietária: Liliane Moreira de Moreira;
Bar e Lanches da Maria - Proprietária: Maria de Fátima dos Santos;
Centro de Beleza Morena Mulher - Proprietária: Massenilde Lima do Espírito Santo;
Pizza da Rô - Proprietária: Rosangela Silva dos Santos;
Ateliê Silvania - Proprietária: Silvania Portella;
Claudia Terezinha dos Santos - Atua no Comércio de Lanches
Nilton Viegas Garcia e Marisa Silva Garcia  - Atuam no Comércio de Lanches
Ronierisson Santos Silva - Atua com Serviços Elétricos

Através do Projeto Empreender Social, foi possível comprovar que a combinação de uma metodologia eficaz e um espírito empreendedor podem gerar resultados positivos, inclusive no aspecto econômico. “Com este projeto, ao menos 22 famílias foram diretamente impactadas e no mínimo 50 pessoas foram beneficiadas com esse aporte econômico constante e consistente", destacou Liziane.

Carlos Rezende, vice-prefeito do município, destacou que “o projeto pioneiro possui aspecto inovador, gestado na Secretaria de Assistência Social do Município, buscou promover a capacitação para a definição e gestão de pequenos negócios, gerando trabalho e renda, promovendo a  melhoria das condições de vida da população.”

13/04/2023
Conclusão da 1ª Turma do Projeto Empreender Social de Júlio de Castilhos