22 MAR 2023
22 de Março | Dia Mundial da Água

Em 22 de março celebramos o Dia Mundial da Água, que surgiu na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 e passou a ser comemorado desde então. Mais do que comemorar, é um momento para refletir sobre o uso adequado deste bem e a importância de sua conservação.

Em períodos onde a estiagem severa atinge o Rio Grande do Sul, inclusive o município de Júlio de Castilhos, a importância da água é ainda maior, considerando que sua escassez impacta diretamente diversos setores agrícolas, além do próprio consumo humano e animal.

A água é um bem público de suma importância para a humanidade e está diretamente ligada à saúde e à qualidade de vida. Por isso, o seu uso consciente não deve se concentrar apenas nos períodos extremos, mas sim em todos os momentos.

A fim de sensibilizar e educar a população quanto ao uso racional da água, confira algumas dicas de ações que podem reduzir o consumo para o dia a dia:

• Fique atento a vazamento de torneiras e descargas para providenciar o reparo imediatamente.

• Descarte os restos de comida no lixo úmido antes de lavar a louça e ao ensaboar, mantenha a torneira fechada.

• Não despeje óleo no ralo da pia. Armazene-o em garrafas PET e descarte em pontos de recolhimento.

• Lave roupas com menos frequência: o ideal é deixar acumular peças e utilizar a capacidade máxima da máquina, usando a máquina de lavar menos vezes na semana.

• Evite utilizar a mangueira ao lavar o carro e o quintal. Nessas tarefas também pode se utilizar da água da máquina de lavar e do chuveiro armazenada para reúso.

• Regue as plantas em temperaturas amenas, pela manhã ou à noite, para evitar o desperdício causado pela evaporação durante as altas temperaturas.

• Ao viajar, verifique se todas as torneiras estão bem fechadas e feche o registro de água.