Visando promover a sustentabilidade no município, a Prefeitura de Júlio de Castilhos, através Secretaria Municipal da Agricultura, Turismo, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente iniciou, nesta sexta-feira (10), as ações do Projeto Moeda Verde.
O objetivo do programa é incentivar a comunidade castilhense a realizar a separação do lixo orgânico e reciclável. Através desta ação, o cidadão entrega seu resíduo orgânico e a cada cinco quilos receberá em troca um cupom denominado “moeda verde”, que poderá ser utilizado para adquirir produtos nas feiras dos produtores rurais. São exemplos de resíduo orgânico, que podem ser entregues: restos de alimentos crus, restos de frutas e verduras, cascas de ovos, borra de café e erva-mate.
Já os produtores rurais, poderão trocar a moeda verde na Secretaria de Agricultura, por mudas de olericultura e outros materiais para auxiliar nas atividades rurais. Além disso, todo material orgânico coletado será tratado para compostagem, que irá retornar em benefícios para os produtores, já os lixos recicláveis serão entregues para a Associação Castilhense de Seleção de Materiais Recicláveis (ACASMAR).
As coletas acontecerão semanalmente, seguindo cronograma:
Quarta-feira, na praça próximo à Cotrijuc, das 08h às 11h.
Sexta-feira, na Rua Antônio Carbone, nº 200 - Rua Coberta, das 08h às 11h.
Sábado, na Praça Manoel Alvarenga, em frente ao Supermercado Zanon, das 08h às 11h.
A ação pretende aumentar o número de materiais recicláveis e melhorar o reaproveitamento dos resíduos na cidade.
Autor: Victória Alves - Assessora de Comunicação