03 MAR 2023
Confira os recursos que Júlio de Castilhos recebeu em razão da estiagem até o momento
Júlio de Castilhos é uma das cidades gaúchas fortemente atingidas pelos efeitos da estiagem e até o final de janeiro contabilizava cerca de R$ 380 milhões em perdas na agricultura. O Município decretou estado de emergência no dia 14 de dezembro de 2022 e segue trabalhando com ações de enfrentamento à situação.

Alguns recursos já foram recebidos e estão em andamento. Veja abaixo. 👇

➡️ Aproximadamente R$511 mil recebidos através de recurso federal, sendo que destes, cerca de R$ 451 mil serão destinados para aquisição de 1,8 mil cestas básicas, que beneficiarão 600 famílias por três meses. E o restante, R$ 60 mil, será convertido em óleo diesel para os caminhões que entregarão as cestas básicas e água potável às famílias rurais.

➡️ Por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do governo do Estado, foram liberados cerca de R$ 100 mil através do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga + RS, para criação de 12 açudes.

➡️ Com objetivo de melhorar o acesso à água em povoados locais, será realizado, por meio da Secretaria de Obras Públicas do governo do estado, a implantação de 3 poços artesianos nas localidades do Japepó, Pedras Brancas e Colônias Novas.

De acordo com a Secretária da Agricultura, Turismo, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Ana Paula Alf Lima, as ações já estão em andamento. “A aquisição das cestas básicas e óleo diesel já está no setor de licitação para abertura do edital de contratação. Com relação as horas máquinas, o edital para construção dos açudes, já foi publicado. Referente aos poços artesianos, um deles encontra-se em fase de licitação de empresa para perfuração e os demais serão perfurados pelo Estado a partir do dia 07 de março”, esclarece Ana Paula.
Autor: Victória Alves - Assessora de Comunicação
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024