Nesta quarta-feira, 14 de abril, foi assinado um contrato de convênio entre a Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos com a CORSAN para ser implementado o programa “Água, Vida & Cidadania”, um projeto da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente. O programa faz parte do plano de mobilização social com o objetivo de incentivar o uso racional da água, orientar sobre saúde pública e regularizar eventuais ligações indevidas ou em situação de inconformidade ao Regulamento de Serviços de Água e Esgoto – RSAE.
Segundo o Prefeito Bernardo, essa iniciativa e a realização do programa possibilita condições mais dignas de vida para as pessoas beneficiadas, colaborando positivamente na sociedade e valorizando comunidades a muito esquecidas.
“O papel do poder público é esse, dar dignidade a toda população castilhense. É inadmissível que em 2021 ainda tenham famílias sem água de qualidade em nossa cidade. Mas com esse programa, iremos acelerar o processo para que 100% dos castilhenses tenham água potável o mais rápido possível”, disse o Prefeito Bernardo.
Uma das comunidades que essa ação contemplará é a do Cristo Redentor, que fica perto da BR-158 e abriga cerca de 30 famílias. Até os dias de hoje, não possuíam água própria para o consumo. Na quinta-feira, 15 de abril de 2021, foi entregue um reservatório novo. Agora será feita a instalação, como a canalização até a caixa d’água e a ramificação até as moradias e empresas que ali localizadas.
Segundo o Vereador Zé Waihrich, que está contribuindo com o projeto, “as pessoas estavam sem água potável há anos, a água utilizada estava contaminada e continha insumos impróprios, como o alto teor de zinco”. O Vereador, que está à frente do projeto há sete meses, realizou o levantamento das famílias, a análise da água, registrando os processos necessários para que o programa fosse concretizado e o acesso à água potável para essa comunidade. Conforme o próprio, o pedido de que as famílias tivessem água de qualidade, foi seu primeiro ato depois de eleito.
Quem também esteve auxiliando na realização da ação foi a secretária municipal de Agricultura+, Ana Paula Alf Lima, que acredita que ações como essa que mudam a vida das pessoas.
“Dentre os elos de atuação da Secretaria de Agricultura, estamos buscando auxiliar para que problemas como esse vivenciado pela comunidade Cristo Redentor, fiquem no passado, infelizmente a falta de água potável é ainda é uma realidade em algumas comunidades castilhenses. E ações como essa desenvolvida com entre a Prefeitura Municipal, Corsan e também o vereador Zé Waihrich, fortalece os elos do poder público e transforma a realidade e a vida da nossa população.” Declarou Ana Paula.
Veja o vídeo clicando .
Por Vinícius Ferreira | ASCOM Júlio de Castilhos