Pesquisa realizada com os pais dos alunos da rede pública municipal indicou que mais de 80% são contra a volta as aulas antes da imunização dos professores
O Decreto Estadual nº 55.856, de 27 de abril de 2021, permite a abertura das escolas para o ensino híbrido em todos os níveis da educação. Em reunião a Secretaria Municipal de Júlio de Castilhos, assim como o Prefeito Municipal, Bernardo Dalla Corte, decidiram que a Rede Municipal de Ensino, a princípio, não retornará com as aulas presenciais.
As escolas permanecerão na modalidade de ensino remoto. Os alunos recebem as atividades impressas e os professores realizam as aulas on-line para explicação de conteúdos e exercícios. Também enviam orientações, vídeos explicativos e outras atividades pelos grupos de WhatsApp, inclusive os professores da Educação Infantil, que usam esse recurso para manter contato com as famílias e propor momentos de interação com as crianças.
A decisão do Governo Municipal por permanecer com ensino remoto e não retornar às aulas presenciais, neste momento, leva em consideração a preservação da vida dos alunos, familiares, professores e demais servidores das escolas municipais, considerando que os profissionais da educação ainda não foram vacinados e, de acordo com a pesquisa realizada pelas escolas da Rede Municipal de Ensino até 12 de abril, em torno de 80% dos pais não enviariam seus filhos para a escola com a volta do ensino híbrido.
As demais redes de ensino têm a autonomia para decidir sobre o funcionamento de suas escolas, desde que respeitado o Decreto do Estado e mediante aprovação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) correspondente.