Na próxima terça-feira, 16 de novembro, iniciam as atividades da Semana da Consciência Negra em Júlio de Castilhos. Na programação estão previstas atividades como palestras, sessões de cinema para alunos da rede pública de ensino, apresentações musicais, de dança e teatro, além de contações de histórias e visitações nas escolas.
Destaque para o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, que terá um jantar típico na Sociedade Cultural Recreativa José do Patrocínio, com apresentações artísticas, assim como shows musicais na Estação Férrea dia 19. Ainda serão homenageados Ângela Maria da Rosa, Etelvina Ribeiro, Glênio Luís Pereira da Silva, João Francisco Dias de Aguiar, Léa Sampaio Matias, Morena Silva dos Santos, Paulo Henrique dos Santos, Regina Ribas, Valdemir Messias de Oliveira e Zeli Conceição Machado de Aguiar..
Confira a Programação Completa:
16.11 | Terça-feira
9h e 14h: PALESTRA COM RAFAEL CAMARGO E TICIANA LOIOLA
FILME PARA ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS NO CCAP.
19.11 | Sexta-feira
8h30 e 13h30: SESSÃO DE CINEMA PARA ALUNOS DE 1º A 5º ANO NO CCAP.
18h: PAGODE DO GRUPO VIRA SAMBA E APRESENTAÇÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA NA ESTAÇÃO FÉRREA.
20.11 | Sábado
19h: JANTAR TÍPICO NA SOCIEDADE CULTURAL RECREATIVA JOSÉ DO PATROCÍNIO. COM HOMENAGENS, APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS DE LIA MELLO, ZEQUINHA SILVA E BATERIA DE ESCOLA DE SAMBA.
22.11 | Segunda-feira
13h30: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PELA PROFESSORA SANTA: KOMBIOTECA VAI ÀS EMEI’S: EMEI DONA COTINHA
14h30: EMEI TIA MARLY
15h30: EMEI DONA DORALICE DIA
24.11 | Quarta-feira
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PELA PROFESSORA SANTA: KOMBIOTECA VAI ÀS EMEI’S
13h30: EMEI CORAÇÃO DE MÃE
14h30: EMEI ELZA RIGON
15h30: EMEI TIA MAGALI
16h: EMEI CARLOS MARROS
Para montar a programação, foram convidadas lideranças da comunidade negra castilhense e formada uma comissão. Os representantes foram Etelvina Ribeiro, professora da rede estadual de ensino, Rafael Camargo, professor municipal e estudioso da história do município, Léa Matias, professora municipal aposentada, Ângela Maria da Rosa, estudiosa do movimento negro, Ticiana Loiola, professora do estado, especialista em vestimenta do movimento com tese de mestrado sobre o tema, além das representantes da Administração Municipal Maria Ribeiro, Diretora da Biblioteca Municipal, Marilurdes Langaro, Diretora da Casa de Cultura e Giana Filipin, representante da Secretaria Municipal de Educação.
A Semana da Consciência Negra tem o apoio da Sociedade Recreativa José do Patrocínio, Câmara de Vereadores de Júlio de Castilhos, Secretaria Municipal de Educação, Centro Cultura Álvaro Pinto, Biblioteca Pública Municipal Francisco Salles, Museu Vila Risa, Secretaria Municipal de Obras+, Reynaldo Hoffmann e Escola de Samba Associação Carnavalesca José do Patrocínio.