Júlio de Castilhos ganhou mais de 800 novas árvores em 2021. O número diz respeito apenas às mudas plantadas pela Prefeitura de Júlio de Castilhos, por meio da Secretaria de Agricultura+, até o início de dezembro. Segundo a Secretaria, a quantia é a maior já registrada pelo Executivo Municipal no que se refere ao plantio feito pela pasta, ou seja, sem considerar as medidas compensatórias de contribuintes e empreendedores, nas quais há ainda outras mudas a serem contabilizadas.
Das 820 mudas, 590 foram plantadas pela equipe da secretaria de Agricultura+, através do setor de Meio Ambiente, em parques, áreas de preservação permanente, áreas degradas, canteiros e jardins, entidades do Município, sempre em parceria com a EMATER/JC. Segundo a Secretária de Agricultura Ana Paula Alf Lima Ferreira, o objetivo da iniciativa é, gradativamente, adequar a arborização urbana e rural, pensando no conforto térmico da população.
Mais 130 mudas foram plantadas em alusão ao aniversário de 130 anos, completados em julho de 2021. A maioria dessas novas árvores está nos espaços históricos do município, tais como Fonte Pública, Capão da Convenção, Águas da Santo Antônio e 32 mudas foram repassadas para Igreja, a qual pediu para presentear as crianças que foram batizadas no mês de Dezembro, e 48 mudas foram distribuídas a comunidade em geral.
“O plantio dessas 800 mudas representa um grande avanço para Júlio de Castilhos no que se refere a manutenção dessas espécies e, principalmente, no caminho da preservação da nossa natureza. Literalmente, é preciso plantar hoje, para que possamos manter o equilíbrio ambiental de amanhã”, afirma Ana Paula.
Entre as espécies utilizadas, estão pitangueiras, guajuviras, cerejeiras de várias espécies, angico (branco e vermelho), umbuzeiros, ingazeiros, paineiras, nativas pretas, patas de vaca e cedros. Todas essas são nativas.