Uma demanda histórica dos moradores do bairro Centro Baixo, em especial aqueles que residem próximo a rua Armando Gutierres, foi finalizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Obras+, nessa terça-feira (25). Foi feita a canalização de uma valeta com esgoto a céu aberto, o que deve solucionar casos de alagamento, mau cheiro e acúmulo de insetos próximo a moradias.
Ao todo, foram instalados 44 tubos de 80 cm de diâmetro para realizar a captação de águas pluviais, impedindo alagamentos, inundações e deslizamentos de terras, além de transportar e drenar a água da chuva escoando até o córrego.
Segundo o morador Paulo Gonçalves da Silva, os alagamentos atravessavam a sua casa.
“Moro aqui há 50 anos e isso aí nunca fizeram. Pedidos foram vários. Até um abaixo assinado, uma vez, quiseram fazer por causa disso aí e não fizeram e agora saiu, graças a Deus. O problema é o seguinte, faz mais de 50 anos que tem essa valeta aí e o problema é que a água vinha e parava aqui na frente (apontou, mostrando que atravessava a sua casa) e outro problema é o cheiro. Tem época no verão que tu não para, e o “mosquitedo” no verão? Meu Deus do céu, não dá pra aguentar. Mas agora vai melhorar, agora vai ficar bom. Estão colocando a tubulação, o encanamento do esgoto e agora estão ajeitando e vai ficar melhor. Parabéns para o Rodrigo e Bernardo, pois quantos Prefeitos e Secretários vieram aí e nada foi feito. Agora eles vieram e fizeram.” declarou o morador.
Outra moradora beneficiada foi Dileta dos Santos Martins, que diante de tamanha espera, pensou em pagar do próprio bolso para canalizar a valeta que passa em frente a sua janela. Segundo a residente, faz mais de 30 anos que os pedidos junto a prefeitura e câmara de vereadores eram realizados pela comunidade.
“Sou Dileta dos Santos Martins, moradora do Centro Baixo. Aqui, começamos a pedir já tem uns 30 anos, e era horrível essa valeta, eu era bem castigada porque ficava bem na frente da minha casa, não podia abrir a janela e nem ficar lá nos fundos, por causa do cheiro horrível. Agora está uma beleza.
Ninguém nunca arrumava, até estávamos pensando em fazer um acordo com a Assistência Social, a gente entraria com um pouco de dinheiro para comprar os tubos porque eu estava cansada.
Prefeitos e vereadores vinham aqui mas nunca foi feito nada, agora tá uma maravilha, muito obrigada por terem feito esse serviço. Eu agradeci pessoalmente e vou agradecer de novo, muito obrigado por ele ter feito esse serviço maravilhoso e rápido. Agradeço ao Rodrigo e ao Prefeito Bernardo pelo serviço maravilhoso feito aqui, nós estamos muito gratos por isso.”
Essa é a sequência de um trabalho prioritário de saneamento básico no município, onde em 2021 já contemplou diversos locais, como a Rua Siá Bibiana, Rua Professora Eliza, Beira da BR-158, Rincão dos Silveiras, entre outras ruas do município.
Saneamento
– 400 caixas de coleta de esgoto
– 4.500 metros de tubos corrugados
– 2.500 metros quadrados de calçamentos
Equipe dos Tubos
– Confecção de 1.200 tubos de 20,30 e 50 cm de diâmetro
– Aquisição de 2.500 tubos de 50,80 e 100 cm de diâmetro
– 500 tampas para caixas de esgoto e carneiras