A Prefeitura Municipal publicou nessa quinta-feira, 17 de março de 2022, o Decreto , onde desobriga o uso de máscara para circulação ou permanência em vias públicas ou em espaços públicos ou privados ao ar livre.
A norma foi elaborada com base em posicionamentos da AMCENTRO e do Governo do Estado, guiados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde – Cevs e Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento à Pandemia e devido aos atuais indicadores epidemiológicos apontarem a redução de internações e a progressão da vacinação no Estado.
A utilização de protetores faciais deve ser uma decisão baseada no risco do indivíduo ou da sua comunidade com objetivo de diminuir a transmissão de vírus respiratórios e proteger as pessoas mais vulneráveis. A flexibilização em Júlio de Castilhos foi aceita, entre outros fatores, por 83,25% da população castilhense estar com o esquema vacinal completo(atualização em 14 de março de 2022).
O uso de máscara ao ar livre segue recomendado, sem punição em caso de não utilização, a pessoas com maior vulnerabilidade, em ambientes ao livre com alta concentração de pessoas e ainda em locais que prestam atendimentos de saúde, mesmo em área externa.
Segue fortemente recomendado o uso de máscara para pessoas: