13 SET 2022
Festejos Farroupilhas 2022

A Semana Farroupilha é a comemoração mais aguardada pelos gaúchos tradicionalistas, pois é o momento em que a nossa cultura é demostrada, seja por meio das danças, declamações e cantos ou pelo tradicional desfile dos cavalarianos na data que marcou o início da Revolução Farroupilha. Em um movimento que tinha como ideal a liberdade, igualdade e humanidade, a Revolução Farroupilha durou cerca de 10 anos, sendo o mais longo conflito ocorrido no Brasil.

Nessas festividades que ocorrem durante o mês de setembro, o principal objetivo é relembramos a nossa história, os feitos que definiram nosso território e os marcos que fazem parte das nossas características.

Em Júlio de Castilhos os Festejos Farroupilhas 2022 tiveram início no dia 11 de setembro e vão até o dia 20 do mesmo mês. Neste ano o CTG Tropeiro Serrano é responsável pela distribuição da Chama Crioula.

Amanhã, dia 14, a Chama Crioula será conduzida da Brigada Militar até o Capão da Convenção, onde durante todo dia acontecerão diversas atividades alusivas ao cultivo das tradições gaúchas. Em seguida, os cavalarianos se deslocarão conduzindo a Chama até o palanque oficial, chegando no final da tarde, oportunidade em que a centelha será distribuída para todas as demais entidades tradicionalistas. Após, cada uma fará a recepção dos seus cavalarianos com jantares organizados individualmente.

No dia 15 teremos pela primeira vez um Festival Estudantil: O 1º Festival Artístico Estudantil de Tradições Gaúchas consiste em uma mostra de caráter competitivo, que objetiva oportunizar, reconhecer e valorizar, por meio de apresentações, o trabalho artístico da dança, canto, declamação e execução de instrumentos musicais, desenvolvido em escolas de Júlio de Castilhos. O evento será realizado no Ginásio Municipal Mário Villamil de Vargas, no turno da manhã às 09h, no turno da tarde às 14h e no turno da noite às 19h, e será divido nas categorias: Pré-mirim; Mirim; Juvenil; e Adulta. Nas modalidades de: Danças Tradicionais; Danças Gaúchas de Salão; Declamação; Intérprete Solista Vocal; Intérprete Solista Instrumental; Conjunto Musical.

Sexta-feira segue a programação e, no sábado, teremos a Missa Crioula no CTG Júlio de Castilhos. No domingo acontecerá o desfile em Val de Serra e, também, a fase local da Convenção Nativista.

Confira a programação completa:

Neste ano teremos a retomada do tradicional Desfile Farroupilha, dia 20 de setembro, pelas principais ruas da cidade, com início às 14horas.

Ordem de desfile das entidades tradicionalistas:

13/09/2022
Festejos Farroupilhas 2022