27 OUT 2022
Secretaria de Agricultura de Júlio de Castilhos realizou vacinação contra a Brucelose em mais de 130 propriedades do interior

Os bovinos identificados com a brucelose são acometidos pela espécie Brucella abortus. Esta doença gera grandes impactos na produção de leite, visto que causa problemas reprodutivos, sendo responsável por 20 a 25% de perdas na produção de leite. A brucelose é conhecida, também, como febre de malta ou aborto infeccioso e exige medidas rígidas de prevenção e remediação.

Esta zoonose pode causar sérios problemas não só para o gado mas também para pessoas que estejam em contato direto com animais infectados. Além disso, a doença pode ser transmitida para o homem por meio da ingestão de leite cru ou produtos derivados que não tenham passado por um processo específico de tratamento térmico e pelo consumo de carne crua que contenha restos de tecidos de animais infectados.

Nas fêmeas, os principais sinais de infecção por Brucella abortus são:

Já nos machos, os sintomas que apontam para o alerta de brucelose bovina são:

A importância da vacinação:

A melhor forma de evitar a ocorrência da brucelose bovina é através da vacinação preventiva. Por se tratar de uma doença sem cura e altamente infecciosa, a proteção é medida obrigatória para os rebanhos, devendo ser comprovada por atestado expedido e assinado por um médico veterinário, além de um profissional com registro no Ministério da Agricultura (Mapa). Também é preciso realizar a marcação dos animais vacinados, cuja aplicação ocorre em uma única dose e apenas nas fêmeas do rebanho.

Confira o cronograma que foi realizado pela Secretaria de Agricultura:

1° Assentamento Alvorada;

2° Assentamento Santa Julia/ São João do Barro Preto;

3° Assentamento Ramada;

4° Rincão dos Pinheiros/ Rincão da Palma;

5° Rincão da Estrela;

6° Santo Antão/ itaroquem/ Limoeiro;

7° Santa Terezinha;

8° São João dos Mellos;

9° Rincão e Corredor dos Bastos/ Val de Serra;

10° Passo dos Buracos/ Rincão do Ivai/ Cerrito;

11° Céu Azul/ Japepó;

12° Três Mártires/ Colônias Novas;

13° Lagoão/ Vila das Lídias / Rincão Fruett;

14° Rincão dos Silveiras/ Portão;

15° Sede.

Ao total foram atendidos 133 produtores e vacinados 388 animais em 27 localidades.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024