16 NOV 2022
Prefeito Bernardo recebe o protocolo de intenções da empresa Agro Bio Energia para a construção da nova usina de etanol no Distrito Industrial de Júlio de Castilhos

No início da tarde desta quarta-feira, 16 de novembro, o Prefeito Bernardo recebeu, em seu gabinete, os executivos responsáveis pela instalação da empresa que ocupará o espaço do novo Distrito Industrial, adquirido em março de 2022 pela Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos.

O Sócio-Diretor, Mardoni Ferigollo, realizou o protocolo de intenções na presença do Presidente da Câmara de Vereadores de Júlio de Castilhos, José Waihrich Neto, da Secretária Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, Ana Paula Alf Lima Ferreira, dos Vereadores Adriano Meneghel, Fernando Soares e Carlos Basílio de Siqueira, de acionistas do empreendimento e dos responsáveis pela elaboração do projeto técnico de infraestrutura e de meio ambiente.

O documento visa obter determinados incentivos para a implementação e apresentar oficialmente o novo empreendimento no município, que será uma unidade empresarial produtiva de etanol a partir de milho, com capacidade aproximada de 12 milhões de litros de etanol por mês e que irá gerar aproximadamente 2000 empregos na fase de construção e, posteriormente, cerca de 500 empregos diretos em Júlio de Castilhos. Ainda, de acordo com o projeto, prazo para execução da obra de construção dos espaços físicos e dos equipamentos é de 18 (dezoito) meses e a previsão para início das atividades é para o ano de 2024.

A instalação da usina vem de encontro com uma grande demanda histórica do município, que é a geração de empregos, pois fora os empreendimentos que já existem e estão consolidados, como cooperativas, lojas e supermercados, faltava um empreendimento que suprisse de maneira mais ampla a mão de obra castilhense.

Pensando nesse anseio da população, o Prefeito Bernardo foi em busca de empreendedores que estivessem dispostos a investir na cidade. Além dos empregos relacionados direta e indiretamente pela empresa, a instalação da usina movimentará, consequentemente, a economia de Júlio de castilhos, porquanto irá gerar diversas outras oportunidades nas áreas de transporte/logística, prestação de serviços, disponibilização da matéria prima necessária, construção civil, hotelaria e outros, setores que serão obrigados a passar por um processo de adaptação à nova realidade.

Além da produção de etanol, a usina será capaz de produzir um resíduo super proteico, que pode ser utilizado no processamento de rações e vale destacar que o empreendimento tem compromisso com o meio ambiente, porque é ecologicamente correto na medida em que o gás produzido gera crédito de carbono.

Por todos esses aspectos, o impacto da vinda do novo empreendimento que teve a intenção protocolada hoje é significativamente positivo, uma vez que será responsável tanto pelo aumento do número de oportunidades de emprego, quanto pelo aumento de arrecadação dos setores público e privado que todo esse processo causará.

“Precisamos pensar no efeito dominó da vinda de um grande empreendimento para o município. Diretamente, a longo prazo, teremos um grande aumento na arrecadação de tributos, mas também devemos considerar o ganho indireto, ou seja, se pensarmos que cada pessoa a mais empregada, que vai estar recebendo um salário, vai fazer compras nos supermercados, lanches nos estabelecimentos da cidade, comprar roupas nas lojas do comércio ou exercer outras formas de aquisição ou circulação de bens, que são fatos que por si só já geram riqueza para o município,  fica até difícil de mensurar o ganho disso tudo para a população de Júlio de Castilhos”, destacou a Secretária Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, Ana Paula Alf Lima Ferreira.

“Com o protocolo de intenções de hoje demos um importante passo para o desenvolvimento econômico e crescimento do nosso município a partir da geração de novas oportunidades de trabalho, que era um compromisso firmado pela nossa Administração com o povo castilhense. Daremos o suporte necessário para viabilizar a instalação da usina em Júlio de Castilhos conforme a lei, que só será possível com o empenho de todas as Secretarias de Governo e da Câmara de Vereadores”, finalizou o Prefeito Bernardo Quatrin Dalla Corte.

16/11/2022