20 JUL 2018
Formação Pedagógica teve como tema “Ampliando Possibilidades na Ação Docente”

Nos dias 19 e 20 de julho, ocorreu no Clube União Esportivo, a Formação Pedagógica que este ano teve como tema “Ampliando Possibilidades na Ação Docente”. O Seminário Municipal de Educação é uma prática da Secretaria de Educação de Júlio de Castilhos que tem a finalidade de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas, considerando os aspectos afetivos e socioemocionais.

Na manhã de quinta-feira,19, a palestra ficou por conta da Profª. Dra. Emilia Cipriano, que abordou a “Base Nacional Comum Curricular”, já na parte da tarde contamos com a Profª. Dra. Tania Beatriz Iwaszko Marques, com a temática “Docência: desafios e possibilidades”. Além das palestras o Seminário contou com apresentações, na parte da manhã um grupo de Professores da Rede Municipal que também são alunos da Casa de Cultura Francisco Salles, tocaram e cantaram 03 músicas, o grupo estava coordenado pelo professor de Canto Nardeli Santos. No início da tarde contamos com os alunos da Escola Municipal Fundamental Casemiro de Abreu, que apresentaram a música “A Grande Família” de Dudu Nobre, coordenados pela professora Alessandra.

Encerrando o Seminário Municipal de Educação, nesta sexta-feira,20, durante o dia todo a Formação Pedagógica ficou por conta do Professor, Adroaldo Lamaison, que na parte da manhã abordou a temática “Gestão em sala de aula. Como lidar com estes novos alunos”, na parte da tarde, Lamaison, abordou “Ensinar a pensar e não a decorar. Desenvolver a inteligência”.

Neste último dia, no início da manhã contamos com a apresentação das alunas da Casa de Cultura Francisco Salles, Manoela e Daniela, que cantaram as músicas Sinônimos (Zé Ramalho) e Era uma vez (Kel Smith), acompanhadas ao violão pelo professor Ale e João Henrique Sattes Martins. Já na parte da tarde a apresentação ficou por conta da Escola Municipal de Educação Infantil Dona Doralice que, com os alunos da Pré-escola II, coordenados pela professora Maria Celoi, apresentaram uma coreografia da Música Tema da Copa do Mundo/2018.

Quem participou da Formação Pedagógica, também pode prestigiar as fotos que estavam expostas do 1º Concurso Fotográfico da Escola Élio Salles que teve como temática “Nosso município por nossos olhares”, fotos que os próprios alunos tiraram com um olhar crítico e encantador por nossa Júlio de Castilhos.

Neste ano o Seminário de Professores teve no cenário como símbolo da Formação Pedagógica, lápis enormes pois comeles podemos escrever a nossa história e eles, com humildade, permitem que lhe sejam feitas as correções necessárias, pois é entre acertos e erros que nos tornamos verdadeiramente humanos. “Um lápis para construir e escrever nossas mais lindas histórias. Assim queremos a educação castilhense”, foi o que destacou a Secretária Municipal de Educação Rosemari Montagner Casarin.

Confira todas as fotos:

\