14 JUN 2021
14 de Junho: Dia Mundial do Doador de Sangue!

14 de Junho: Dia Mundial do Doador de Sangue

A Secretaria Municipal da Saúde de Júlio de Castilhos, alerta para a importância da doação de sangue. No momento, os hemocentros estão sendo afetados com a queda dos estoques. Os bancos sentiram o impacto da pandemia, mas a demanda por sangue não parou.

Com um gesto solidário e rápido, é possível salvar vidas de pessoas submetidas a tratamentos como: intervenções médicas, feridos e pacientes de doenças crônicas graves que necessitam de reposição ou transfusão.

Mesmo com as restrições de distanciamento, o processo para doar sangue é seguro. Para garantir a segurança dos doadores durante a pandemia, foram criados mecanismos para evitar qualquer tipo de contaminação, com fluxos de entrada diferenciados, agendamento de horário para doações e todos os cuidados com a biossegurança. As salas de espera e de coleta foram redimensionadas para assegurar o distanciamento entre as pessoas.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Por isso, doar sangue é tão importante e independe de parentesco entre o doador e quem receberá a doação. O sangue é insubstituível e, por isso, é fundamental manter os estoques sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando alguma pessoa conhecida precisar.

Requisitos básicos:

Hemocentro Regional de Santa Maria

Fone: (55) 3221.5262 / 3221.5192

Horário de funcionamento:

Para doação de sangue: de segunda a sexta das 8h às 14h e sempre no 3° sábado do mês das 8h às 12h.

Para cadastro de doador de medula óssea: de segunda a sexta das 8h às 14h e sempre no 3° sábado do mês das 8h às 12h.

Endereço:

Alameda Santiago do Chile, 35

Santa Maria – RS – Brasil

Fonte de Informações HEMOCENTRO:

Fonte do texto:

Fonte da imagem: