24 JUN 2021
Parceria entre Secretarias Municipais apura irregularidades no comércio de alimentos

O consumo de carnes não fiscalizadas é um grande risco à saúde. Os alimentos que não estão em condições adequadas, podem expor o consumidor a diversos fatores como, por exemplo, a proliferação e multiplicação de bactérias que podem causar diversos danos à saúde.

Pensando em melhorar o serviço de fiscalização do comércio de alimentos, foi criada uma parceria entre Secretaria Municipal de Agricultura+ com a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária.

Até o presente momento, foram visitados 7 estabelecimentos, onde, apenas um, não comprovou a procedência da carne. Os produtos foram apreendidos pelo período recursal de 15 dias onde, excedendo a data, serão encaminhados para descarte junto a instituições cadastradas.

Já nesta semana, serão fiscalizados estabelecimentos como restaurantes, bares, lancherias e mercados com o objetivo de averiguar se a comercialização de alimentos está seguindo todas as normas de conservação e controlando o consumo de carnes clandestinas.

É importante ressaltar que, durante as fiscalizações, é apresentado o Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, que é um documento firmado pela Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Agricultura+ com o Ministério Público. Este termo ajusta as condutas contrárias à lei.

As secretarias ficam à disposição para esclarecimento de dúvidas sobre o assunto. Quaisquer dúvidas ligue (55)3271-2021