25 JUN 2021
Tira-dúvidas: Vacinação Contra Covid-19 em Júlio de Castilhos

A Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando com todos os recursos contra a pandemia COVID-19. Porém, alguns dados são de difícil compreensão. Pensando nesse esclarecimento, vamos explicar a diferença entre desempenho de vacinação e ampliação do Plano Nacional de Imunização PNI. Além de outras dúvidas recorrentes.

O que é desempenho de vacinação?

É a porcentagem de aproveitamento das doses recebidas. Em relação às vacinas que o município já recebeu, temos o aproveitamento de mais de 101,97% das doses. Foram recebidas até o presente momento 11.107 doses e aplicadas 11.327, sendo 8.083 da primeira dose e 3.243 da segunda dose.

Por que temos mais  vacinas aplicadas que recebidas?

Os profissionais da rede básica de saúde de nosso município estão fazendo um excelente trabalho nas salas de imunizações, manipulando os frascos de vacinas com total responsabilidade, cuidado, precisão e aproveitamento.

Estes cuidados podem ser vistos no número de doses aplicadas superior às doses recebidas.

Isto é explicado, porque os frascos contêm um mínimo volume a mais em cada embalagem (margem de segurança) que está sendo bem utilizado possibilitando vacinar mais pessoas.

Porque tem cidades que estão vacinando pessoas mais jovens que em Júlio de Castilhos?

Felizmente, a procura por vacina está sendo muito alta em nosso município. Deste modo, a cada faixa etária liberada, a aplicação de vacinas é contemplativa. Diferente de outros municípios, onde estão avançando na idade devido à baixa procura da população.

É necessário aguardar a chegada de mais doses para seguirmos avançando no PNI.

Dados Gerais

Entre os dias 04 de janeiro e 24 de junho, foram realizados 1.751 testes de antígenos, 1.510 testes rápidos e 255 PCRs. Foram feitos, em média, 30 testes por dia, totalizando  mais de 3 mil pacientes que foram atendidos e tiveram alta clínica. Esta somatória contempla pacientes confirmados, suspeitos e negativos.

Ressaltamos e parabenizamos à comunidade por este interesse, procura e confiança na imunização. Vacinas salvam vidas. Vacinas são seguras.