29 JUN 2021
Smed já tem data prevista para retorno das aulas presenciais

A Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos, através da Secretaria Municipal de Educação – Smed, já preparou as escolas municipais para que o retorno presencial ocorra após o recesso escolar, ou seja, no mês de agosto, durante o segundo trimestre letivo, seguindo todos os protocolos de segurança previstos nos Planos de Contingência das escolas, os quais já foram aprovados pelo COE Municipal. Os alunos e crianças que os pais não optarem em retornar para o ensino presencial, continuarão recebendo o material impresso e o auxílio do professor, através das aulas on-line, na modalidade de ensino remoto.

Após o avanço na vacinação da COVID 19, que incluiu os professores, já há algumas semanas, e agora na faixa dos 40 anos, cada vez mais, pais e responsáveis concordam com o retorno das aulas presenciais. A Secretária de Educação do município Susana Dutra Mello, entende ser o momento para esse retorno.

– Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino já estão organizadas para receber os alunos e crianças, pois todas as demarcações já foram feitas nas salas de aulas e demais ambientes. Os dispensers de álcool-em-gel já foram colocados, os tapetes higienizantes, termômetros para aferição de temperatura e também já receberam os EPIS – Kit Covid (márcaras, face shield, luvas, avental, pro-pés) para todos os profissionais, disponibilizados pela Smed, e os alunos também receberão máscara de proteção. Esclareceu a secretária.

Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino já estão voltando, presencialmente, às escolas de forma gradual, pois, neste trimestre, está sendo oferecido o Plantão tira-dúvidas para os alunos que não têm acesso às aulas on-line para receber explicação dos professores. Para as crianças, está ocorrendo o Espaço de interações, em que elas vão até a escola para desenvolver a socialização e atividades que possibilitem a sua adaptação no ambiente escolar e a observação do professor.

Tanto a Smed quanto as equipes diretivas das escolas estão confiantes com esse retorno, pois acreditam que chegou o momento certo para receber os alunos/as crianças de volta ao espaço escolar.