16 JUL 2021
Homenagem às Lavadeiras e apresentação de dança do Estúdio Primeiros Passos

Em 1911, o então prefeito de Júlio de Castilhos Álvaro Hyppólito Pinto, inaugurou a Fonte Pública para beneficiar as lavadeiras pobres do município. 110 anos depois, nas comemorações dos 130 anos de Júlio de Castilhos, a Prefeitura Municipal promoveu uma homenagem a essas mulheres. A obra também passou por uma revitalização neste ano como limpeza, pintura e reparo nas bacias.

A Fonte Pública, que hoje leva o nome do seu idealizador, foi utilizada por um longo período, tendo papel muito importante no desenvolvimento do município.

Quem recebeu essa homenagem foi a Senhora Isaura Ferreira Cavalheiro, de 97 anos, que por décadas utilizou a Fonte Pública para prover o sustento de sua família. As mãos da dona Isaura foram marcadas em cimento e foi posto uma placa com seu nome, eternizando a lavadeira no local.

– A homenagem às lavadeiras, junto à Fonte Pública, representa a busca por manter viva nossas raízes históricas, as quais são peças fundamentais para alicerçar nosso presente e impulsionar nosso futuro. Bem como uma ação de homenagear cidadãos que foram importantes para nossa comunidade e que merecem receber tal reconhecimento em vida, o que é o caso da Dona Isaura, moradora de Júlio de Castilhos, há 96 anos, mãe de 12 filhos, a qual utilizou a fonte pública como espaço para lavar suas roupas, bem como espaço laborativo, pois lavava roupas para outras pessoas, para arrecadar renda para auxiliar no sustento da sua família. Declarou a Secretária de Agricultura+ Ana Paula Alf Lima Ferreira.

A homenagem contou ainda com a apresentação Cultural de Dança do Estúdio Primeiros Passos, sob coordenação de Lia Mello. Um belíssimo espetáculo que expressou a batalha dessas mulheres durante décadas.

Lia Mello, que é neta de dona Isaura agradeceu a homenagem, “principalmente por ela estar viva e receber essa homenagem. Poucas vezes vi ela tão feliz nos últimos anos”, discursou a professora de dança.

Estiveram presentes ao evento, o Prefeito Bernardo acompanhado da Primeira Dama Marciane Ceolin Dalla Corte, o Vice-Prefeito Carlos Rezende acompanhado de sua esposa Marileides Bonaldo Rezende, o presidente da Câmara de Vereadores Antonio Derlei da Silva(Franja), Secretários Municipais e os Vereadores Zé Waihrich, Pixulim e Pipoca, além das presenças ilustres do professor e escritor Noilson Fricks e o historiador Firmino Costa.