13 AGO 2021
84º Corrida do Fogo Simbólico da pátria

Nessa segunda-feira (16), Júlio de Castilhos receberá a 84ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, com recepção no primeiro trevo de acesso ao município às 17 horas e condução até a Praça Manoel Alvarenga. O evento, que ocorre em todo o Estado, terá início neste sábado (14), às 10h, em Porto Alegre, no Monumento aos Expedicionários, com uma solenidade cívico-militar.

Com o objetivo de exaltar as tradições nacionais, a 84ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria é realizada pela Liga da Defesa Nacional, promovendo homenagens a nível nacional, estadual e local todos os anos. Em 2021, a Centelha do Fogo Simbólico será conduzida pelo comando de Claudio Tione Scherer, natural de Júlio de Castilhos, referente ao eixo oeste do Rio Grande do Sul.

O evento passará por diversos municípios da região central do Estado. Em Júlio de Castilhos, homenageará o Exército Brasileiro aos Combatentes da Força Expedicionária Brasileira, como também a participação de castilhenses na 2ª Guerra Mundial.

Os homenageados serão o Senhor Taltíbio de Mello Custódio, de 101 anos, Dorvalino Pedroso (in memorian), João Rodrigues e Vicente Camargo (in memorian).

Na oportunidade, o tema nacional da Semana da Pátria será o Hino Nacional Brasileiro. Como tema regional do Estado do Rio Grande do Sul, será homenageada a Força Expedicionária Brasileira – FEB, juntamente com as participações dos gaúchos na 2ª Guerra Mundial. E como temática local, Júlio de Castilhos homenageará em 2021 a passagem do seu aniversário de 130 anos.

Confira as datas e horários em que a 84ª Corrida do Fogo Simbólico passará pelos municípios:

Dia 16 de Agosto

15h – São Sepé

16h – Caçapava

Retorno: Porto Alegre

É destacada a possibilidade de variações nos horários em decorrência da viagem.