20 AGO 2021
Júlio de Castilhos é 1º lugar no ranking da vacinação contra Covid-19 no Rio Grande do Sul

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – SES/RS, divulgou, nesta sexta-feira (20), os municípios premiados pela e Júlio de Castilhos ganhou em 1º lugar no grupo de cidades com população entre 10 e 50 mil habitantes. A premiação para o município será de R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais).

A campanha objetiva incentivar os municípios gaúchos para que seus munícipes se vacinem contra Covid-19. A apuração considerou as determinações do Decreto nº 55.975, de 6 de julho de 2021, verificando doses distribuídas até o dia 13/08/2021 no sistema SIES e aplicadas e registradas no sistema SIPNI até as 23:59 do dia 17/08/2021.

Na região de Santa Maria, R01 e R02, Júlio de Castilhos é o município que mais se destaca na vacinação contra Covid-19, tendo mais de 100% de doses aplicadas. Foram 18.648 doses recebidas e 18.951 doses aplicadas. 63,41% da população castilhense já recebeu pelo menos uma dose e 37,68% estão com o esquema de vacinação completo.

Tal desempenho se reflete na atual situação do vírus no município, onde temos apenas 1 caso ativo e nenhuma internação por Covid-19.

A Prefeitura Municipal, agradece o empenho dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, em especial a Secretária Mariela de Lemos Rosa, bem como todos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente  contra o vírus.

– Foi um reconhecimento ao trabalho incansável dos profissionais de saúde e das pessoas que buscam pela vacina. Cada um fazendo a sua parte. Esse prêmio é nosso! É de Júlio de Castilhos. Declarou Mariela.

Dúvida recorrente: Por que temos mais doses aplicadas do que doses recebidas?

Nos frascos de vacina existe uma margem de segurança, e em alguns casos, pode acontecer se sobrar um pouco do imunizante. Manipulando essas sobras, as enfermeiras podem produzir novas vacinas, ampliando o número de vacinados.