08 SET 2021
Abertas as inscrições do Programa de Incentivo à Inseminação Artificial de Gado Leiteiro em Júlio de Castilhos

A Secretaria Municipal de Agricultura+ informa que o Programa de Incentivo à Inseminação Artificial para Gado de Leite em Júlio de Castilhos está com inscrições abertas. Para esta campanha, foram adquiridas 1000 doses, sendo que 700 da raça Holandesa, 200 da raça Jersey e 100 da raça Aberdeen Angus.

Quanto ao pagamento do material, 100% do valor será subsidiado pelo município, através da secretaria, enquanto será de responsabilidade do produtor rural apenas o custo de deslocamento dos inseminadores.

O programa existe desde 2011, a partir da Lei nº2.908, e já beneficiou muitos produtores do município com o objetivo de aumentar a produção leiteira no município.

Os objetivos da Lei nº2.908 são:

I –  oportunizar aos pequenos produtores rurais o acesso à tecnologia da inseminação artificial;

II – a utilização de material genético de melhor qualidade, com touros aprovados;

III – diminuição dos custos do proprietário com o uso de touros;

IV – redução dos riscos de transmissão de doenças venéreas e/ou infectocontagiosas;

V – diminuir os custos da atividade leiteira, estimulando a produtividade;

VI – aumentar a renda da família rural.

Podem se inscrever no programa os pequenos produtores rurais, proprietários, arrendatários ou possuidores de imóveis que possuírem rebanho leiteiro sendo distribuído de forma gratuita.

O produtor interessado deve entrar em contato com os inseminadores João Luis de Mello (55) 999969673 ou Cláudio Santos Portela (55) 996314239. Para mais informações entrar em contato com a Secretaria de Agricultura no (55) 3271-2021.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3271-2021.

Profissional realizando inseminação em vaca leiteira