15 SET 2021
Chama Crioula é distribuída para entidades tradicionalistas castilhenses

Referente às festividades da Semana Farroupilha 2021, nesta terça-feira (14), na Praça Manoel Alvarenga, aconteceu a distribuição da Chama Crioula para as entidades tradicionalistas de Júlio de Castilhos.

A chama foi gerada em Cruz Alta e chegou no município pelas mãos do Patrão do CTG Porteira Aberta João Aramis Florêncio, que foi buscá-la junto com Pedro dos Santos Neto, ambos representantes da 9ª Região Tradicionalista, além da Secretária Municipal de Agricultura+ Ana Paula Alf Lima Ferreira.

Posterior a sua chegada, a chama foi entregue ao Prefeito Bernardo, que acendeu a pira fixa da Praça, representando um facho que perpetua a cultura do nosso Estado.

“Caminhos de Anita”

Esse ano, o tema da homenagem da Semana Farroupilha será “Caminhos de Anita”. “Uma homenagem para Anita Garibaldi, mulher que foi heroína de dois mundos. Brasil e Itália.”, falou a diretora da Casa da Cultura Marilurdes Langaro.

2021 é o bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi, uma das personagens femininas mais cultuadas do sul do Brasil e boa parte da Europa. “Caminhos de Anita” pretende retratar a heroína conhecida por sua participação direta na Revolução Farroupilha.

Dentro desse tema, a Primeira-Dama Marciane Ceolin Dalla Corte, fez uma homenagem para a senhora Maria Eli Pigatto, “uma das muitas Anitas de Júlio de Castilhos”, disse a Primeira-Dama e em seguida, deu-lhe um ramalhete da flor Brinco-de-Princesa, o favorito de Anita Garibaldi.

Distribuição da Chama

Em seguida, o Prefeito Bernardo passou o fogo para as centelhas das entidades tradicionalistas presentes.

Foram elas: CTG Porteira Aberta, CTG Júlio de Castilhos, CTG Tio Anastácio, DT Herdeiros da Tradição, DT Fogo de Chão, Piquete Rodeio da Amizade, Piquete Santo Izidro, DT Alma Farrapa, Centro de Doma Relincho de Potro, Centro de Doma e Treinamento Paysano e Centro de Treinamento Talismã.

Desde seu acendimento, até o dia 20 de setembro, a Chama Crioula ficará sob a guarda das Entidades e das Secretarias da Prefeitura Municipal.

Não haverá desfile

Esse ano não haverá desfile no 20 de setembro, Dia da Revolução Farroupilha, em função dos protocolos de segurança contra a Covid-19. Ficou acordado que as entidades farão suas atividades de forma individual.

Segundo a AM Centro, desfiles não são recomendados, tendo em vista a grande demanda de recursos humanos e a probabilidade de grandes aglomerações. Mas, segundo o Prefeito Bernardo, ano que vem a expectativa é de um grande desfile.

“Se Deus quiser e essa pandemia tiver acabado, estarei a cavalo, junto com toda equipe da Prefeitura, no desfile do ano que vem”, concluiu o Prefeito de Júlio de Castilhos.

Clique no link e veja o vídeo:

15/09/2021
Chama Crioula é distribuída para entidades tradicionalistas castilhenses