07 OUT 2021
Governador Eduardo Leite cancela participação na 11ª Abertura Estadual do Plantio da Soja

Em excursão pela Europa, o Governador Eduardo Leite (PSDB), através de sua assessoria, cancelou sua participação na 11ª Abertura Estadual do Plantio da Soja, em razão de “demandas urgentes de governo”. Em seu lugar, foi confirmada a presença do Vice-Governador Ranolfo Vieira Jr. (PSDB).

“O governador gostaria muito de ir. Infelizmente, surgiram demandas urgentes de governo e ele não poderá ir a Julio de Castilhos. No entanto, a ida do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, representando o governador, está confirmada.”, declarou a nota enviada pela sua Assessoria de Imprensa.

A data foi marcada presencialmente, em visita do Prefeito Bernardo ao Palácio do Piratini. Ainda segundo sua assessoria, “Em função de missão internacional, não conseguirá cumprir a agenda, o governador virá, só que em outra data.”, concluiu.

Mesmo com o cancelamento do governador, a programação não será alterada. Será no dia 13 de outubro, com início às 14 horas, no campo experimental da Cotrijuc.

Além do Vice-Governador Ranolfo e do Prefeito Bernardo, já confirmaram presença no evento o Senador Luis Carlos Heinze, a Secretária Estadual de Agricultura Silvana Covatti, além de Deputados Federais, Estaduais, demais prefeitos da região, entre outras autoridades. Além de presidentes de instituições da Região e produtores rurais.

Júlio de Castilhos é destaque na produção da soja

Júlio de Castilhos é destaque em termos de volume produzido, conforme dados confirmados pelo IBGE, com uma produção mínima estimada de 400,3 mil toneladas por ciclo produtivo.

Na safra de 2020/2021, apresentou os seguintes resultados:

– Em uma área de 98.800 hectares, no sistema sequeiro, observou-se uma média geral de produtividade de 59 sacas por hectare;

– Em uma área de 1.200 hectares, com a utilização de irrigação, teve-se rendimento médios geral de 80 sacas por hectare.

Vale ainda destacar, que a média castilhense está a frente do Estado, a qual, segundo dados da Emater/RS, fechou em 55 sacas por hectares.

Com relação ao ciclo 2021/2022, segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja, Aprosoja RS, Décio Teixeira, a projeção para este ciclo é aumentar em 3% a área cultivada e ultrapassar a marca das 20 milhões de toneladas de produção.

No Brasil, a safra de soja em 2021/22, projeta aumento na produção que deve alcançar um recorde de 144,26 milhões de toneladas, aumento de cerca de 1 milhão de toneladas.

Vereador Zé Waihrich, Prefeito Bernardo, Vice-Governador Ranolfo Vieira Jr., Deputado Federal Lucas Redeker, Secretário Municipal de Obras+ Rodrigo Siqueira