29 OUT 2021
Campanha contra Brucelose Bovina de 2021 chega ao fim com mais de 400 animais vacinados

A Secretaria Municipal de Agricultura+ informa que a vacinação contra a Brucelose Bovina, que iniciou no dia 04 de outubro, no Assentamento Alvorada e encerrou nessa terça-feira(26), na Sede, finalizando o seu cronograma com mais de 400 animais vacinados.

O objetivo da campanha foi vacinar bovinos fêmeas para ativar o sistema imunológico dos animais e evitar doenças reprodutivas, perdas diretas devido abortos e natimortos. A vacinação de fêmeas de 03 a 08 meses de idade auxilia na redução do intervalo entre partos, aumento dos índices reprodutivos e previne na perda na produção de leite.

A Brucelose Bovina é uma zoonose, causada pela Brucella abortus, que além de acometer os animais, pode hospedar-se em seres humanos através da exposição a animais infectados ou o consumo de alimentos derivados do animal contaminado. Caso infectado, manifestam-se sintomas como: febre, cefaleia, perda de peso, dores musculares e articulares, sintomas que se assemelham a uma gripe.

Nessa segunda edição da campanha, foram vacinados 438 animais nas seguintes localidades: Assentamento Alvorada, Assentamento Santa Júlia, São João do Barro Preto, Assentamento Ramada, Rincão dos Pinheiros, Rincão da Palma Rincão da Estrela, Santo Antão, Itaroquem, Limoeiro, Lagoão, Vila das Lídias, Rincão Fruett, Rincão dos Silveiras, Portão, Rincão, Corredor dos Bastos, Val de Serra, Passo dos Buracos, Rincão do Ivaí, Cerrito, Céu Azul, Japepó, Três Mártires, Colônias Novas, Santa Terezinha, São João dos Mellos e Sede, beneficiando assim, 136 produtores rurais.