21 OUT 2022
Primeiro Seminário Municipal do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Na última terça-feira (18/10), aconteceu o Primeiro Seminário Municipal do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na Câmara Municipal de Vereadores, apresentado pela Extensionista Social da Emater Marisete Rockenbach, pelo Assistente Técnico Regional da Emater Eduardo Rigon Gelain e pela Nutricionista Responsável Técnica do PNAE do município Bruna Nogueira Martins, que abordaram sobre as Leis que regem o PNAE, como a Resolução N° 06, de 08 de maio de 2020. Estavam presentes nesse evento o Prefeito Municipal, Bernardo Quatrin Dalla Corte, Vereadores, a Assessora da Secretária Municipal de Educação e demais Secretários Municipais, a Nutricionista do Instituto Federal Farroupilha, as Diretoras de Escolas da Rede Municipal e Rede Estadual, Representantes de Cooperativas, Agricultores Familiares e Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

🗓️ Durante o encontro, também foi discutido sobre as entregas dos agricultores, cooperativas e agroindústrias; a qualidade dos hortifrutigranjeiros do município, logística; e também sobre como é realizado todo o Processo de Chamada Pública, desde a pesquisa de preço, o preço final de cada produto, edital, amostras entregues pelos fornecedores ao Setor de Alimentação Escolar, e a qualidade ofertada nas escolas para nossos alunos.

🗓️ A Emater atua fortemente nas orientações, capacitações com os Agricultores familiares do município, incentivando a produção, o trabalho dos pequenos agricultores e da agroindústria, essa que só cresce, pois sabe-se que a demanda dos alimentos para a Alimentação escolar aumenta a cada ano, isso devido a lei do PNAE que orienta que os cardápios devem ser oferecidos mais alimentos in natura e não alimentos ultra processados.

A Secretaria Municipal de Agricultura é uma forte parceira no processo de produção dos pequenos agricultores e agroindústrias do nosso Município dando o suporte necessário.

🗓️ A Nutricionista responsável pela alimentação escolar ainda relatou sobre a porcentagem gasta com o PNAE , que sempre ultrapassa os 30% com agricultura familiar, os desafios com a nova Lei do PNAE, inclusive na mudança de cardápios, principalmente pela tentativa de reduzir o açúcar na educação infantil.

🗓️ Para finalizar foi então oferecida a oportunidade para que as escolas, os agricultores, as agroindústrias e cooperativas relatassem as dificuldades que estão enfrentando no momento atual sobre a produção e entregas de produtos.

Texto e fotos: Daiana Machado

21/10/2022