25 ABR 2024
SAÚDE
Júlio de Castilhos inicia instalação de armadilhas de Ovitrampas para monitoramento de mosquitos
Júlio de Castilhos agora integra o Projeto de Novas Estratégias para Monitoramento e Controle Integrado do Aedes aegypti no Rio Grande do Sul, através do uso de ovitrampas. Esta iniciativa, liderada pela Secretaria Municipal de Saúde em colaboração com a Secretaria Estadual de Saúde do RS, teve início nesta quinta-feira, 25 de abril.

As ovitrampas são uma ferramenta crucial para coletar ovos de mosquitos das espécies Aedes aegypti e/ou Aedes albopictus. Este método sensível e econômico é fundamental para detectar a presença do vetor, sendo utilizado para diversas finalidades. Desde a detecção precoce da infestação pelo mosquito em áreas não infestadas, até o monitoramento da densidade das populações de vetores em locais já afetados, além de direcionar as ações e avaliar o impacto das estratégias de controle vetorial.

Em Júlio de Castilhos, serão instalados 50 pontos estratégicos para a colocação das ovitrampas. Cada armadilha é composta por um recipiente de plástico preto, contendo um atrativo para o mosquito, uma palheta de Eucatex® e um clipe para fixação. Elas serão posicionadas do lado externo dos imóveis, permanecendo instaladas por cinco dias, em locais sombreados e protegidos da chuva, com o menor fluxo de pessoas e animais possível. Essas medidas visam otimizar a eficácia do monitoramento e controle do Aedes aegypti no município. Lembrando que a população deve realizar o autocuidado do seu pátio e domicílio, evitando água parada.